No segundo Desfile da Primavera, alunos dão aula de conscientização ambiental

10 de nov de 2007 - dev

Pequenos seres humanos vestidos de borboletas, abelhas e diversos outros animais e plantas juntaram-se hoje (09) à fauna e flora do Parque da Cidade. O segundo Desfile da Primavera reuniu no local cerca de 1.500 alunos de 24 escolas da rede municipal de ensino. Os desfiles são atividades complementares dos Jogos Estudantis Municipais, cuja abertura ocorreu no dia 19 de outubro.

Os jogos seguem até 07 de dezembro. São disputadas competições de futsal, handebol, vôlei, atletismo, natação, xadrez e capoeira. As equipes foram divididas nas categorias A, B, C, Noturno e Projovem (masculino e feminino). Os Jogos Municipais Estudantis foram resgatados pela atual administração em 2006.

“Nesta celebração hoje no Parque da Cidade, os alunos protagonizaram uma verdadeira aula de conscientização ambiental”, frisou o secretário Ney Campello. Desde 2006, a SMEC implantou o Programa de Educação Ambiental, com formação específica para professores e distribuição para todo o corpo docente do Atlas Ambiental de Salvador e caderno de Atividades sobre o tema.

Segundo a professora Joelma Carneiro, da Escola Municipal Jesus de Nazaré, localizada em Nova Sussuarana, no primeiro semestre letivo deste ano foi desenvolvido um programa de educação ambiental no colégio, que envolve inclusive alunos de Educação Infantil, através de atividades como desenhos e exibição de filmes educativos sobre o tema.

Com fantasias de flores, animais e do Sol, dentre outras, os alunos da Escola Municipal Arte e Alegria, localizada no Jardim Nova Esperança, eram pura empolgação no desfile, fazendo jus à nomenclatura da instituição de ensino. Já as crianças de 04 a 05 anos da Escola Municipal São Francisco de Assis (Valéria) se organizaram como um bloco carnavalesco, com direito a Ala das Camponesas, Ala dos Guardiões da Natureza, Ala dos Palhaços da Alegria e Ala das Borboletas.

A culminância do desfile foi um grande ato no Anfiteatro do Parque da Cidade. Dentro outras apresentações no palco, alunos de diversas séries da Escola Municipal Beatriz Farias (Cajazeiras) realizaram uma coreografia para a música Sopão de Letrinhas, de autoria de Solange de César e Breno César.

No final do evento, tendo no vocal a diretora Rosemary Mesquita, da Escola Municipal Cidade de Itabuna (Escada), e acompanhamento de percussão, o silêncio do Parque da Cidade foi interrompido por cerca de 1.500 vozes, que cantaram o seguinte refrão: “A escola antiga se tornava descrente. A escola atual faz ficar legal”.