Nomeação dos professores concursados visa garantir qualidade da educação

26 de abr de 2005 - dev

Nomeação dos professores concursados visa garantir qualidade da educação

Pedro Castro Filho e Maíra Azevedo

Hoje (26), às 11 horas, na sede da Secretaria Municipal da Administração (Sead), no Vale dos Barris, 255 novos professores municipais concursados tomaram posse. Assinaram o termo os educadores que foram aprovados em concurso público nos níveis de Educação Infantil até a 4ª série, além de professores para as disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia, da 5ª à 8ª série.

De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Olívia Santana, esta medida contribui para a qualidade do ensino na medida em que os 255 professores nomeados possuem curso de graduação. Assim, a Prefeitura cumpre a LDB (9.394/1996), que dita que até 2006 todos os docentes do ensino fundamental devem ser graduados. A atual gestão encontrou a rede municipal de ensino com grande déficit de professores. A solução emergencial foi colocar professores-substitutos em sala de aula.

“Com a gradual política de valorização dos recursos humanos da Secretaria, através da contratação de professores concursados, os substitutos podem exercer a sua função, que é lecionar em casos de licença-prêmio ou licença-médica dos professores aprovados em concurso público. Em breve serão nomeados mais 125 professores concursados”, frisa a secretária.

Uma das professoras nomeadas, Patrícia da Silva, afirmou que “ao contratar professores efetivos, a rede pode oferecer uma melhor educação ao estudante na medida em que passamos por processos de capacitação”.

O evento contou com a presença do prefeito João Henrique e dos secretários Olívia Santana (Educação e Cultura), Luis Carlos Café (Administração), Reparação (Gilmar Santiago), Domingos Leonelli (Trabalho) e dos vereadores Palhinha e Vânia Galvão.