Nova Escola Municipal do Beiru é recebida com festa por moradores do Arenoso.

22 de nov de 2017 - Publicidade

Inauguração Escola Municipal do Beiru_Foto Max Haack_

Quando começou a atuar como professora na Escola Municipal do Beiru, há 12 anos, a hoje diretora Alexia Pereira passou a ver a unidade de ensino, que a acolheu com carinho, sofrer cada vez mais com a degradação da estrutura em pré-moldado. O cenário, antes da demolição realizada pela Prefeitura em julho do ano passado, era de placas soltas, infiltrações e demais problemas que causavam insegurança para a comunidade escolar.

O sonho de um novo imóvel foi concretizado nesta quarta-feira (22), com a entrega da unidade de ensino completamente reconstruída em cerimônia que contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice Bruno Reis, do secretário Bruno Barral (Educação), demais gestores municipais, autoridades, imprensa, população e pais de alunos, que muito vibraram com a nova conquista.

“O início deste sonho foi com o projeto Ouvindo Nosso Bairro, no qual a comunidade pediu a reforma da escola. Aprendi a admirar e respeitar este local e só tenho a agradecer o empenho de todos para que os alunos continuassem a estudar no período da reconstrução da unidade. Hoje, dá-se início a uma nova Escola Municipal do Beirú”, pontuou Alexia, empolgada.

O prefeito ACM Neto salientou que, hoje, a população passa a contar com uma unidade de ensino bonita, confortável e com qualidade, em nível semelhante à da rede privada e que vai dar mais estímulo aos alunos para estudar. Foi salientado também que a Prefeitura vai continuar a inaugurar uma unidade de ensino por semana até o início do ano letivo de 2018 – estão previstas mais 15 unidades até fevereiro.

“É um ano letivo que começará como deve: com novas escolas, fardas, kit escolar e merenda ainda melhor. Além disso, haverá um número maior de matrículas, devido à ampliação da rede municipal de ensino com novas escolas”, completou.

O secretário de educação, Bruno Barral, que até arriscou tirar um som do instrumento dos meninos da Escola Municipal Eugênia Ana dos Santos, localizada no Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, destacou a emoção de ter sido convidado a assumir a pasta da Educação. Enalteceu ainda o trabalho e a dedicação de professores, gestores, funcionários e toda equipe técnica da Smed e da Gerência Regional que estão resultando no aumento progressivo da qualidade do ensino em Salvador.

Estrutura – A unidade de ensino atende a 678 alunos da comunidade, da Pré-escola (até cinco anos), do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano), dos projetos Se Liga e Acelera, além do Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para executar a reconstrução total do espaço, que possui 798 m² de área construída, foram investidos R$2,3 milhões, com recursos próprios do Município.

Agora, a escola dispõe de dez salas de aula, área de alimentação com cozinha, depósito de merenda, refeitório, área de serviço e vestiário de funcionários com sanitários. O projeto do novo equipamento educacional também inclui acessibilidade e dependências administrativas como secretaria, diretoria, sala de professores e de reunião.

Emocionada a estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Nilda Andrade, de 62 anos, falou da satisfação em ver a escola totalmente reconstruída e da felicidade em continuar os estudos em um ambiente confortável e de melhor qualidade. Para ela, “um sonho realizado, uma nova casa, uma nova perspectiva.”

A inauguração contou também com a apresentação de grupos locais, como a banda mirim do Malê de Balê, a banda de percussão Afro Tum Tum e o grupo de teatro Realidade, todos compostos por alunos,  ex-alunos e moradores da comunidade.

Participaram do evento vereadores, a diretora Alexia Pereira, a vice Luciana Nuniz, representantes da Secretaria de Educação, populares, imprensa e comunidade.

Texto: SECOM/ SMED