Novas instalações na Municipal Antonio Pithon

26 de nov de 2009 - dev

Emoção, homenagens e apresentações culturais marcaram a reinauguração da Escola Municipal Professor Antonio Pithon Pinto, situada no bairro de Fazenda Coutos I, entregue na manhã desta quinta-feira (26.11) pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura Esporte e Lazer (Secult). O secretário Carlos Ribeiro Soares, corpo docente, alunos e a comunidade do bairro prestigiaram a entrega das novas instalações, que modernizaram a estrutura física da unidade escolar.

Pintura geral, colocação de grama, pavimentação do estacionamento e revisão nas redes elétrica e hidráulica foram algumas das intervenções realizadas na unidade, além da construção de um quiosque que servirá como refeitório. A Municipal Professor Antonio Pithon também recebeu a implantação de um “escovódromo”, com oito pias, torneiras e espelhos, que servirá como suporte para o desenvolvimento do Projeto de Saúde. Muros e paredes das áreas internas e externas agora contam com grafitagem, realizada pelo Programa Salvador Grafita da Secult.

“É extremamente gratificante entregar para o subúrbio mais uma escola municipal completamente reestruturada, dando a estes meninos e meninas um espaço limpo, digno e agradável, para que possam se tornar bons profissionais”, afirmou Carlos Soares.

Emocionada, a diretora, Cátia Cilene, frisou que a escola se encontra em uma área que contém muita influência de drogas e por conta disso é preciso um árduo trabalho educacional com os alunos. “Tenho a certeza que agora a escola representa um espaço lúdico de qualidade. Educação não se faz só com livros e sim, com informações e a formação completa do cidadão”, pontuou.

Durante a programação, os estudantes que integram o Projeto de Iniciação Musical (PIM), realizaram uma apresentação com alegorias, tambores e danças culturais. “Tenho orgulho em dizer que estudo nesta escola municipal tão linda e moderna”, disse a aluna Ana Carolina Batista, do 5º ano, após recitar uma poesia.

Projeto de Saúde

A escola tem capacidade para atender 900 alunos e desenvolve, através da Secult e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Projeto de Saúde que engloba medicina, nutrição, farmácia e odontologia. Os estudantes são atendidos semanalmente e os professores são contemplados com palestras com temas como saúde bucal e cuidados com a higiene.

O projeto também conta com a parceria da Universidade Federal da Bahia (UFBa), através da dentista Selma Catalde, para atendimento odontológico. “Este escovódromo será de fundamental importância para a prática de escovação dos alunos”, concluiu Catalde.