Novo CMEI em Vale das Pedrinhas ofertará 300 vagas em 2019

26 de out de 2018 - Publicidade



Antes lixão, hoje educação. Esse foi o lema da inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vale das Pedrinhas, ocorrido nesta sexta-feira (26), na Rua do Gás. Com muita festa, a primeira unidade de ensino do tipo no bairro, construído pela administração municipal, foi entregue pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice, Bruno Reis, do secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral, e da diretora da instituição, Andréa Fraga, além de demais autoridades e população.O prefeito lembrou que o CMEI foi uma solicitação dos próprios moradores, desde a primeira visita realizada no bairro como gestor da cidade, em 2013. “Aqui havia um lixão horrível e a rua era tomada pelas águas das chuvas. A comunidade pedia muito uma creche e pré-escola. Para realizar esse sonho, a Prefeitura não mediu esforços para a construção dessa estrutura. Já no próximo ano, serão ofertadas vagas para crianças de 2 a 5 anos, sendo que os alunos de 2 e 3 anos vão estudar em tempo integral, com direito a cinco refeições por dia. É uma transformação para a localidade”, afirmou ACM Neto.

O secretário municipal da Educação, Bruno Barral, ressaltou a importância dessa unidade escolar no bairro. “Estamos construindo dignidade, pois é isso que a educação proporciona: o crescimento individual e coletivo”, frisou. Ele lembrou do programa Pé na Escola, lançado na semana passada pela Prefeitura, visando a ampliação do número de vagas para a Educação Infantil, através do convênio com escolas particulares.

O novo CMEI Vale das Pedrinhas vai possibilitar que mães, como Sílvia Oliveira, de 34 anos, possam trabalhar tendo onde deixar a filha Rayla, de 3 anos, com segurança. “Quando ela nasceu, tive que deixar o emprego para cuidar dela. Nesse período em casa, ela já aprendeu a falar, foi desfraldada, conhece as cores e até algumas palavras em inglês. Essa creche é muito importante pra comunidade e para mim pois, como moro aqui perto, ficarei mais tranquila para deixar ela aqui quando voltar a trabalhar. Inclusive, Rayla pede muito pra frequentar uma creche”, afirmou.

Estrutura – Com 1,4 mil m² de área construída, o CMEI Vale das Pedrinhas vai atender a 300 crianças dos Grupos II, III, IV e V, a partir do próximo ano letivo. O equipamento possui oito salas de aula, sala multiuso, sala de descanso, solário, elevador e uma brinquedoteca. O centro é totalmente climatizado e monitorado por câmeras. A unidade também terá atuação fixa do Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE).

Além dos espaços voltados para as crianças, a infraestrutura inclui sala de professores, diretoria, secretaria, cozinha, banheiros, banheiros para pessoas com deficiência, refeitório, lavanderia e depósito. O investimento para a construção do CMEI foi de quase R$4 milhões. Para a realização da obra, a Prefeitura também fez investimentos no entorno, como contenção da encosta, implantação de escadaria e de drenagem, para evitar alagamentos.

Balanço – Nos últimos cinco anos, Salvador saltou de 18 mil para 44 mil vagas na Educação Infantil. Mais 11 mil vagas deverão ser contratadas pelo município na rede privada de ensino, por meio do programa Pé na Escola, lançado na semana passada.

Melhorias e apelo – Além do CMEI, Vale das Pedrinhas e entorno também foram alvos de outras melhorias promovidas pela Prefeitura, como o Multicentro de Saúde, requalificação asfáltica, recuperação de campos e quadras, Morar Melhor e, em breve, a urbanização do canal do bairro. Para esta última ação, inclusive, o prefeito aproveitou para fazer um apelo. “Estamos apenas no aguardo de uma licença do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) para a realização dessa obra. Pedimos a sensibilidade do governo estadual nesse sentido para que possamos, nos próximos dias, dar a ordem de serviço para essa intervenção”, completou ACM Neto.