Engomadeira e Novo Marotinho receberão escolas reconstruídas

06 de jan de 2016 - Jornalismo

Em agosto deste ano, no lugar das antigas escolas municipais de Novo Marotinho e de Engomadeira, localizadas nos bairros de mesmo nome, estarão novas unidades que deverão ser entregues à população completamente reconstruídas e ampliadas pela Prefeitura. As demolições das estruturas atuais, em pré-moldado e avançado estado de degradação, foram acompanhadas nesta quarta-feira (6) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani.

A Escola Municipal de Engomadeira, com 639 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA), ganhará mais duas salas de aula, passando de oito para dez salas, além de quadra esportiva, biblioteca, laboratório de informática, sala de professores e da diretoria, dentre outras melhorias. Por sua vez, os 590 alunos da Escola Municipal de Novo Marotinho também contarão com mais três salas de aula, passando para dez no total, além de ambientes semelhantes à unidade da Engomadeira.

2016-01-06_Prefeito ACM Neto_Demolição Escola Novo Marotinho_Foto Max Haack_Agecom_21

As obras de reconstrução terão início imediato e estão previstas no Plano Diretor de Infraestrutura da Rede Municipal de Ensino, que engloba a construção, reconstrução e reforma de 2.016 salas de aula até o final de 2016. Das 40 escolas em estrutura pré-moldada existentes até 2013, 22 no total estão sendo demolidas para dar lugar a novas unidades. Assim como ocorrido nas demais escolas, todos os alunos, professores e funcionários das escolas municipais de Novo Marotinho e de Engomadeira foram relocados para imóveis próximos, alugados pela Prefeitura, durante as intervenções.

“Mesmo com toda a dificuldade econômica existente no Brasil hoje, nosso desejo é de manter preservado todo o investimento na Educação que, junto com a Saúde, se tornou prioridade no Município. No caso das escolas precárias, nós já estamos demolindo e reconstruindo novas unidades com todo o padrão de qualidade, incluindo biblioteca, laboratório de informática, área de lazer para as crianças e mobiliário novo. A intenção é ter unidades com o mesmo padrão de escolas privadas”, destacou o prefeito ACM Neto. Ele ainda destacou que, em 2015, foram investidos quase 28% do orçamento municipal na Educação, o que representa R$130 milhões a mais do que o exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Marotinho 1

O plano faz parte do Programa Combinado, principal estratégia da Secretaria Municipal da Educação (Smed) para o biênio 2015-2016. No total, 58 reconstruções e construções estão previstas. Além disso, até o final de 2016, a expectativa é que 200 unidades de ensino sejam totalmente reformadas. Em junho, a prefeitura demoliu e iniciou a reconstrução de outras 12 unidades e a previsão é de que elas sejam entregues ainda no primeiro semestre deste ano.

Preparativos – O secretário Guilherme Bellintani ressaltou os preparativos da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2016. Além da reconstrução de escolas e construção das creches e pré-escolas Primeiro Passo, as matrículas estão transcorrendo normalmente. “Todo o processo está bem encaminhado, já preenchemos 20% das 24 mil vagas que estamos oferecendo agora e, até o fim deste ano, devemos oferecer as 40 mil vagas previstas dentro do Programa Combinado.”

O secretário ainda informou que o ano letivo começará no dia 15 de fevereiro, com a Jornada Pedagógica e o início do Nossa Rede, novo projeto pedagógico que englobará inicialmente a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. A ação beneficiará mais de 16 mil alunos de 0 a 10 anos e envolve 4,5 mil professores, 540 coordenadores pedagógicos e 332 gestores escolares que já participam ativamente do processo de elaboração dos cadernos pedagógicos.

2016-01-06_Prefeito ACM Neto_Demolição Escola Engomadeira_Foto Max Haack_Agecom_49