Novo presidente da FGM toma posse

27 de out de 2010 - dev

“O Prefeito nos legou a missão de mexer com a nossa produção cultural. Vamos buscar isso tenazmente. Mas, creiam, nada será possível alcançar, sem a estreita colaboração e a união da classe artística, somados com o empenho do nosso Secretário de Educação, professor Carlos Soares. Nada será possível sem a efetiva e determinada participação da Câmara Municipal, do Governo do Estado e do Ministério da Cultura”. A declaração é do novo presidente da Fundação Gregório de Mattos, Ipojucã Cabral, empossado no cargo na tarde da última terça-feira (25), pelo Prefeito João Henrique, durante solenidade realizada no Palácio Thomé de Souza (Praça Municipal). Na oportunidade, o novo gestor cultural da cidade anunciou a criação da Comenda Gregório de Mattos, que irá agraciar, a cada ano, os destaques da área cultural da capital baiana.

Secretários do governo municipal, vereadores, representantes da Imprensa e da comunidade artística de Salvador, entre os quais o cantor e compositor Gerônimo, estiveram presentes ao evento realizado no gabinete do Prefeito João Henrique. “Há projetos voltados para as diversas manifestações culturais de Salvador. Entretanto, devo dizer que o incentivo à formação das crianças e dos jovens em cultura artística, despertando desde cedo o gosto pelas artes, será uma das nossas prioridades”, comunicou Ipojucã Cabral quando do seu discurso de posse, acrescentando que irá “oferecer suporte a projetos artísticos e culturais gerados por grupos de artes e artistas independentes”.

O novo gestor cultural de Salvador declarou ser um grande desafio tirar do papel o Conselho de Cultura e o Fundo de Cultura. “Exorto os vereadores a nos ajudarem nesta gigantesca e fundamental tarefa. Quero, pois, assumir de público, o compromisso de que tudo farei, com o empenho dos 170 colaboradores da Fundação Gregório de Mattos, para efetivar o Conselho e fazer valer os recursos do Fundo de Cultura”, disse o presidente Ipojucã Cabral, que também revelou desejar se empenhar para a criação da Casa de Cultura do Projeto Troféu Dorival Caymmi, futura residência do acervo cultural da arte soteropolitana.

“Damos as boas vindas ao Popó – como é conhecido entre os colegas da Imprensa o jornalista Ipojucã Cabral – que agora recebe a missão de dar continuidade, os propósitos, programas e ações que são realizadas e aos novos projetos que com certeza serão desenvolvidos na Fundação Gregório de Mattos. Não podemos esperar outra coisa do nosso novo presidente, senão dar continuidade a uma política cultural voltada para a memória histórica, que guarde fidelidade ao sentimento expresso simbolicamente na pluralidade de nossa gente, mantendo as melhores tradições estéticas do nosso povo e centrando cooperação numa gestão democrática, fundada no princípio de que a cultura é um direito fundamental da cidadania”, disse, em nome da equipe da FGM, Eridalva Tupinambá, gerente do Arquivo Histórico Municipal, Museus e Bibliotecas.

O secretário de Educação, Carlos Soares, ressaltou que trabalhar a cultura num cenário privilegiado, com tantos encantos e magias, não é tarefa fácil para nenhum gestor e por isso deu as boas-vindas ao presidente ipojucã para que ele possa exercer uma gestão de sucesso. “Deixo a presidência da Fundação Gregório de Mattos consciente de ter dedicado à cultura da minha terra, neste curto espaço de tempo, um cuidado infinito, o carinho mais bonito”, finalizou Soares.