Novo Programa de Saúde na Escola implanta ações preventivas

12 de abr de 2005 - dev

Novo Programa de Saúde na Escola implanta ações preventivas

Pedro Castro Filho

Foi inaugurado no dia 12 de abril, na Escola Abrigo Filhos do Povo, na Liberdade, o novo Programa de Saúde na Escola (PSE). Tratam-se de três trailers equipados com consultórios médicos e odontológicos que percorrerão diversas unidades de ensino da rede municipal. Desde 2001 foi implantado em Salvador o PSE, entretanto era praticado um modelo tradicional curativo de atenção médica e odontológica individual baseado nas práticas sanitárias das décadas de 1950 e 1960. A grande mudança do Novo PSE é priorizar as ações preventivas.

Com esta mudança na concepção, os cirurgiões-dentistas, atendentes de consultório dentário e técnicos de higiene dental (que formam a equipe de saúde bucal da escola) foram capacitados para a mudança das práticas no ambiente escolar segundo alguns princípios básicos, como a ênfase na articulação com os professores para formação de multiplicadores em saúde e a adoção de práticas educativas junto às famílias dos alunos contando com a realização de oficinas periódicas, especialmente com os pais das crianças consideradas com maiores riscos.

De acordo com a coordenadora do Novo PSE, Sônia Chaves, uma das metas do programa é a redução de doenças bucais. Uma das ações do projeto é a realização de oficinas com orientações sobre higiene bucal. “Além disso, serão realizadas atividades nas áreas de pediatria e oftalmologia. A grande mudança deste Novo PSE é a implantação de ações preventivas e a formação dos professores como multiplicadores em atividades como as oficinas de higiene dental”, ressaltou.

A implantação do projeto-piloto nas escolas Abrigo Filhos do Povo, na Liberdade e nas escolas Abrigo do Salvador, em Brotas, e Raimundo Lemos de Santana, em Itapoã, foi baseada nos dados epidemiológicos da cidade no que se refere à saúde bucal. Estudo de base populacional realizado em Salvador em 2002 indicou que os distritos sanitários com as maiores prevalências de cárie aos 12 e aos 15 anos (faixas-etárias índices para a Organização Mundial de Saúde) são Brotas, Itapoã, Liberdade e Centro Histórico.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Olívia Santana, afirmou que o Novo PSE promove ações práticas a fim de garantir uma redução na incidência de doenças que atingem os alunos da rede municipal de ensino. O evento contou também com a presença do secretário municipal de Saúde, Luís Eugênio Portela.