Novo sistema de ensino reforça alfabetização dos alunos

06 de fev de 2013 - dev

Coordenadores pedagógicos e professores do 1º ao 5º ano participam até esta quarta-feira (06) da capacitação para a implantação do Sistema Estruturado de Ensino do Instituto Alfa e Beto na rede municipal. O objetivo é estabelecer uma política municipal de alfabetização que tem como meta prioritária a alfabetização de todos os alunos da rede até o final do 1º ano de escolarização, consolidar a alfabetização de todos os alunos do 2º ao 5º ano que apresentarem esta necessidade, além de elevar o nível de desempenho acadêmico das séries iniciais do Ensino Fundamental, O objetivo da SMED é que todos os alunos da rede tenham seu direito de aprender garantido.

O sistema estruturado contempla a elaboração de uma proposta metodológica unificada de trabalho para as séries iniciais do Ensino Fundamental; o monitoramento das ações nas várias instâncias (Secretaria, Coordenações Regionais de Ensino e Unidades Escolares) e o fornecimento de material de apoio didático pedagógico para alunos e professores nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

Muitos dos professores que estão sendo capacitados já estão ansiosos para aplicar o sistema em sala de aula e a expectativa é de que os resultados sejam bastante positivos. “É o primeiro contato que estou tendo com o programa que vai entrar na rede como instrumento de alfabetização. Acredito que tudo que for para somar é sempre bem-vindo e vamos trabalhar para obter bons resultados, assim como nos outros municípios que já utilizam o programa”, afirmou a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Senador Antônio Carlos Magalhães, Milca Maiara Mendes.

Ao todo, 12 unidades estão sendo utilizadas como pólos de formação. São elas as Escolas Municipais Deputado Gersino Coelho (Doron), Aristides Novis (Federação), Abrigo do Salvador (Brotas), Senador Antonio Carlos Magalhães (Vasco da Gama), Abrigo Filhos do Povo (Liberdade), da Fazenda Grande, Orlando Imbassay (São Marcos), Professor Manoel de Almeida Cruz (Cajazeiras), Professor Ítalo Galdenzi (Fazenda Coutos), de Paripe e Santa Bárbara (Vila Rui Barbosa), além do Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca – Imeja (Boca do Rio).

Alguns professores da rede já conhecem o programa, como é o caso de Sueli Fernandes, da Escola Municipal São João Batista. “Já apliquei esse projeto com os alunos e eles desenvolveram bem, mas é sempre bom adquirir mais conhecimentos para reforçar o nosso trabalho”, afirmou. Já a docente Ednalva Cristina Costa, também da Municipal São João Batista, não conhecia o programa, mas acredita que tudo que vem para melhorar o ensino municipal deve ser valorizado. “Não conhecia esse sistema, mas vou aproveitar o máximo essa formação para absorver o conteúdo e aplicar em sala de aula”, concluiu.