Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral recebe Gandhi

27 de jun de 2012 - dev

Em clima de forró e baião, os alunos do Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), no Santo Agostinho, receberam o neto do pacifista Mahatma Gandhi, Arun Gandhi, na tarde desta quarta-feira (27). As crianças encantaram a todos com um casamento da roça e apresentação de quadrilha.

Acompanhado do secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), João Carlos Bacelar, Arun conheceu o trabalho desenvolvido nas áreas de educação e saúde e a estrutura física da unidade. “Além da visão técnica, trabalhamos aqui com uma visão humanista e espiritual que vem trazendo muitos resultados”, explica o médico responsável pelo núcleo, Pedro Guimarães.

O NACPC atende 400 crianças e presta assistência às escolas municipais de Salvador. Dentro da unidade funciona a Escola Municipal Fernando Montanha Pondé, que possui 135 alunos do grupo 4 ao 5º ano com paralisia cerebral. “Com a parceria da Secult, preparamos as crianças para ingressarem no ensino regular, dando suporte aos professores e acompanhando a evolução dos alunos em sala de aula”, diz o médico.

“Os professores e médicos estão fazendo um trabalho fantástico de inclusão social, afinal de contas, essas crianças fazem parte da sociedade e não devem ser esquecidas”, comenta Arun Gandhi, que se emocionou com a recepção dos alunos.

Há 11 anos a unidade atua no processo de inclusão social e educacional da criança com paralisia cerebral, tornando-a o mais independente possível, melhorando sua relação com a família, qualificando esse vínculo para que se sintam mais preparados a participar na comunidade.