Nuper promove discussão sobre questões raciais na Smed

22 de ago de 2018 - Jornalismo

O Núcleo de Políticas Educacionais das Relações Étnico-Raciais (Nuper) reuniu na manhã da terça-feira (21) todos os setores do Órgão Central para uma explanação acerca dos temas relativos à atuação do Núcleo, que completou dez anos de atuação este ano. Participaram do evento, também, representantes das Gerências Regionais de Educação (GREs), representantes do Conselho Municipal de Educação (CME), Conselho Municipal de Alimentação Escolar (Comae), membros participativos do Núcleo da Gerência Regional (NGR) no Nuper. O secretário municipal da Educação, Bruno Barral, esteve presente e destacou a importância da iniciativa e da discussão da temática.

A apresentação inicial foi feita por Eliane Boa Morte, coordenadora do Nuper, que, além de apresentar as ações desenvolvidas, falou sobre o Quesito Raça/Cor de forma esclarecedora, frisando a importância dessa informação na construção de uma base de dados que norteiam a formulação de políticas e projetos públicos. “Esses dados são essenciais para que se construa uma face real da nossa sociedade para que se faça política pública direcionada e com qualidade, justiça e reparação”, disse.

Foram apresentados também esclarecimentos sobre o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), as cotas para negros/as no serviço público municipal e sobre a comissão de verificação de auto declaração. Tais temas foram discutidos pela coordenadora da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Ludmilla Oliveira Ramos, representante do PCRI. Ela falou da importância da reserva de vagas para os negros nos concursos públicos e a compreensão da grande conquista do município do Salvador que estabeleceu o índice de 30% das vagas para esse público.
Ao término da programação, foram distribuídos calendários elaborados pela Secretaria de Reparação que contém as datas relevantes na questão racial e folder com informações sobre o PCRI.