Obras de alunos expostas da Estação de Trem da Calçada

06 de out de 2011 - dev

“Olha, eu fiz uma flor. Primeiro passei lápis de cera e depois pintei com tinta”, foi assim, com o sorriso no rosto, que a aluna Kelly Soares, do grupo 5 da Escola Municipal Visconde de Cairu, mostrou a sua obra na exposição Arte e Infância, inspirada na obra Os Girassóis, de Van Gogh.

A exposição Arte e Infância reúne cerca de 60 obras de desenho livre, pintura em tela e mosaico, produzidas pelos alunos na faixa etária de 1 a 6 aos das escolas municipais de Salvador que integram a Coordenadoria Regional da Educação (CRE) Subúrbio II. As obras estão expostas até o dia 7 de outubro, na Estação de Trem da Calçada, das 9h às 17h.

O objetivo da mostra é fomentar a discussão e o trabalho com artes, dentro e fora da escola, contribuindo com a melhoria da qualidade do ensino na rede municipal de Salvador. “Com a arte estamos favorecendo o aprendizado das crianças, além de trabalhar o lúdico. Os alunos ficam bastante entusiasmados, fazendo com que nós, professores, realizemos mais trabalhos dessa categoria”, comenta a técnica da CRE Subúrbio II, Rafaela Oliveira.

Participam do projeto alunos dos Centros Municipais Cid Passas e Álvaro Bahia e das Escolas Municipais Periperi, Oito de Maio, Visconde de Cairú, Fernando Presídio e Alto de Coutos. “É um projeto maravilhoso, estou achando ótimo. A cada trabalho que ele faz vai melhorando no aprendizado”, diz orgulhosa Cássia Laís Viana, mãe de Lucas Eduardo Viana, do grupo 3 do CMEI Álvaro Bahia.

As obras foram inspiradas nas temáticas dos livros da Coleção Infantil Ler e Ser, que abordam o universo do meio ambiente, cidadania e diversidade. Os artistas Van Gogh, Claude Monet, Tarcila do Amaral, Romero Brito, Leda Calunda e Cândido Portinari foram escolhidos para serem trabalhado em sala de aula. A ação é uma parceria da CRE Subúrbio com a Estação de Trem da Calçada, que já cede o local pelo segundo ano consecutivo.