Oficinas de arte e reflexões sobre a paz mobilizam estudantes

25 de mar de 2013 - dev

Atividades que estimulam a reflexão sobre tolerância e respeito às diferenças vão mobilizar os alunos da Escola Municipal Artur de Sales (Santa Cruz) esta semana. A encenação da história de uma coruja que vai parar por acaso em um galinheiro é uma das ações do projeto Mário Gusmão Vai às Escolas, proposta pelo Centro de Artes, Educação e Cultura Mário Gusmão (CEART), é uam das ações que será realizada na unidade de ensino nesta terça-feira (26).

A programação, que vai envolver alunos de dez turmas do grupo 4 ao 5º ano do Ensino Fundamental nos dois turnos da escola, inclui ainda oficinas de Literatura, Teatro, Dança, Artes Visuais e Música. Este ano o projeto escolheu o tema “Cultura de Paz: um exercício para a Convivência Humana” para nortear todas as ações nas escolas. Na semana passada, o Mário Gusmão vai às Escolas beneficiou cerca de 700 alunos e, até o fim do ano, a previsão é atingir 18 mil crianças, adolescentes e adultos.

A equipe do CEART é formada por professores nas diversas áreas da arte e educação. “Utilizamos da interdisciplinariedade para chegar aos alunos de forma prazerosa e discutir assuntos considerados densos como é o caso da Paz e a não-violência. As atividades são riquíssimas e eles têm trazido assuntos que estão enriquecendo muito a discussão”, explica Maria Anunciação, diretora do Centro.

Na quarta-feira (27), a partir das 13h30, será a vez da Escola Municipal Álvaro da Franca Rocha, no Cabula, receber a equipe do CEART para atividades que serão realizadas junto aos familiares dos alunos, com o projeto “Dia da Família”.