Oficinas levam arte de grafite às salas de aula

08 de set de 2008 - dev

Nesta segunda-feira (8), a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) deu início ao ciclo de oficinas do Projeto Salvador Grafita nas Escolas. As atividades são desenvolvidas pela equipe de oficineiros do projeto e técnicos de arte da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP) e voltadas para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto visa combater a prática de vandalismo, sobretudo, pichações do patrimônio físico escolar.

Para a SMEC, as oficinas irão contribuir ainda para a redução da evasão escolar, já que o programa oferece opções e alternativas para construção de um futuro melhor. Os alunos contam com aulas expositivas e práticas de desenho e grafite, além de debates sobre comportamento, política e patrimônio cultural. As atividades são oferecidas no turno oposto às aulas.

O Salvador Grafita foi criado em janeiro de 2005 pela Prefeitura Municipal e nasceu da necessidade de oferecer aos jovens artistas de rua, antigos pichadores, a possibilidade de se expressarem, transformando contravenção em arte. Atualmente, participam do programa 27 jovens, com faixa etária de 18 e 30 anos. Todos recebem um salário fixo, vale transporte e alimentação.

Nesses três anos de existência, o reconhecimento do trabalho dos grafiteiros ultrapassou as fronteiras de Salvador e gerou apresentações e painéis em faculdades e escolas de arte em Nova York, Amsterdã, Roma, Berlin e em Paris.