Oito fanfarras da rede municipal participaram do desfile do Dois de Julho

30 de jun de 2016 - Jornalismo

As fanfarras de oito escolas da rede municipal participaram do desfile do Dois de Julho, em celebração ao 193º aniversário da Independência do Brasil na Bahia, no último sábado. Cinco bandas desfilaram no turno matutino – Arlete Magalhães, Cidade de Itabuna, Helena Magalhães, Periperi e Teodoro Sampaio – e outras três na parte da tarde – Palestina, Alexandrina Santos Pita e Fazenda Coutos.
Além das fanfarras, a Filarmônica da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães participou do desfile no turno vespertino e do Encontro de Filarmônicas à noite no Campo Grande, coordenado pelo maestro Fred Dantas. Aproximadamente 550 estudantes, com idades entre 10 e 17 anos, participaram das apresentações, sendo que cinco fanfarras contarão com 50 alunos, enquanto três entidades desfilarão com 100 alunos.
De acordo com a coordenadora de Avaliação da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Daniela da Hora, a rotina de ensaios e a preparação para o desfile contaram com encontros semanais nas unidades escolares e, com a proximidade do desfile, os sábados passaram a integrar o calendário preparatório para os últimos ajustes antes da celebração.
“Apesar do objetivo no trabalho com música não ser a profissionalização, alguns dos ex-alunos hoje são regentes de fanfarras municipais, estaduais e particulares. As fanfarras têm proporcionado aos nossos alunos o primeiro contato com a prática da música instrumental, e muitos deles se profissionalizam na área por conta desta primeira atividade desenvolvida aqui. Além do trabalho em grupo que auxilia na interação, na troca e na socialização, o dia a dia com as fanfarras possibilita às crianças e jovens um autoconhecimento como sujeitos pertencentes a um grupo com responsabilidades e papeis sociais. No que tange aos desfiles cívicos, por sua vez, o trabalho possibilita o resgate e a importância dos valores que fazem parte da nossa história e deixa a garantia de uma formação cidadã”, destacou a educadora.