Pais participam de “Um dia diferente”

11 de mar de 2005 - dev

“É muito bonito ver os pais buscando construir uma escola diferente. Uma escola que encante as crianças e elas possam aprender através da alegria”, com essas palavras a professora Ivone Meirelles, deu início a série de depoimentos sobre a importância da participação familiar na vida escolar dos alunos da rede municipal de ensino. O evento denominado, “Um dia Diferente”, foi promovido pela Escola Municipal Assistência São José (CRE – São Caetano) que apresentou de forma lúdica como os pais podem interferir beneficamente no processo de aprendizagem dos seus filhos.
Através de teatro, dinâmicas e depoimentos as professoras inverteram os papéis, colocaram os pais sentados nas carteiras e apresentaram a rotina existente dentro da sala de aula. Durante a apresentação teatral, as professoras mostraram a comunidade presente que existem pais e mães que estão atentos a vida escolar das crianças e aqueles que possuem outras preocupações, deixando o filho em segundo escalão.
Uma das mães, presente na platéia, fez questão de informar que ainda existe o terceiro tipo de mãe e pai, os que não colaboram com os filhos na execução das tarefas por não possuírem instrução suficiente para isso. A professora Marilene sugeriu a esses pais, que não possuem ensino, para voltarem à sala de aula e que aprendam juntos com seus filhos.
O evento conseguiu atrair vários moradores do bairro para a escola, independente de serem pais ou não de alunos da Assistência São José, como a moradora de São Caetano, Daniele Martins, que estava presente e se prontificou a ser voluntária da Unidade afirmando o quanto é significante a participação comunitária na construção de novos métodos escolares, “É importante que toda comunidade contribua com a escola, meu filho ainda não tem idade escolar, mas acho que é um dever meu oferecer o que sei, para ajudar a transformar a escolar em um espaço melhor”, disse.
Uma outra moradora do bairro e tia do aluno Jeferson Evangelista, da Unidade, garantiu que eventos como este, “Um dia diferente na Escola” faz com que todos, pais e alunos, possam compreender a importância da participação na escola. “Temos que ter consciência que a escola é um espaço de formação. Temos que valorizar a figura da professora, pois é graças a elas que podemos educar os nossos filhos, que temos juizes, médicos e doutores. Para ser professor é preciso acima de tudo ter coragem.”
As professoras da Escola informaram que a idéia do evento surgiu quando perceberam a necessidade de incluir os pais de forma ativa na educação das crianças e pretendem prosseguir com novos projetos abordando a inclusão de todos na vida acadêmica.