Palestra aborda dislexia e transtorno de atenção

15 de set de 2009 - dev

Cerca de 40 professores de cinco escolas municipais pertencentes à Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Itapuã, participaram na última sexta-feira (11) da palestra “Dislexia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): contribuições para a aprendizagem dos alunos”. A ação aconteceu na Municipal Lagoa do Abaeté e faz parte das Atividades Complementares (AC) da unidade escolar.

A palestra foi ministrada pela psicóloga da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP) da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), Ludmilla Fonseca, que esclareceu como os educadores devem lidar ao perceberem determinados comportamentos que podem interferir no aprendizado dos estudantes.

De acordo com Fonseca, o encontro foi de fundamental importância para que as escolas tenham uma abordagem propícia para alunos com dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita. “Conhecendo o perfil, os pontos fracos e fortes desses alunos, os professores devem incentivar, conduzir e valorizar esta criança”, disse alertando que a escola tem de lidar de forma adequada com esses alunos para saber que tipo de habilidade deve ser focada, para não comprometer o sucesso em outras áreas de sua vida.

Durante o evento também foram distribuídos kits com textos, pesquisas e cartilhas alertando sobre o papel do educador frente às dificuldades de aprendizagem dos educandos.

Saiba Mais

Definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países revelam que entre 5% e 17% da população mundial é disléxica. Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve se procurar ajuda especializada. Sendo diagnosticada a dislexia orienta-se o acompanhamento às particularidades de cada caso, o que permite que este seja mais eficaz e mais proveitoso.