Palestra marca comemorações do Dia Municipal da Mulher Negra

20 de jul de 2009 - dev

No dia 25 de julho o mundo inteiro comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Em Salvador, a data foi instituída como o Dia Municipal da Mulher Negra. Para celebrar o dia e conscientizar a mulher da importância das comemorações, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), através do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres (FIEMA) realiza na quinta-feira (23 de julho) a palestra “Mulher Negra: Identidade e Educação”.

A solenidade será realizada no evento da 8ª Edição do Programa Educação em Pauta, no auditório da Secult das 9h às 12h. O encontro é dirigido aos professores, coordenadoras regionais e gestores da Rede Municipal de Ensino. A palestra será ministrada pela socióloga e Coordenadora Executiva do CEAFRO, Vilma Reis e pela coordenadora pedagógica do Instituto Nextel, Maria Luisa Passos.

A data foi instituída durante o I Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana, no ano de 1992. Definiu-se que este dia seria o marco internacional da luta e resistência da mulher negra. Desde então, vários setores da sociedade têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero, raça e etnia vivida por estas mulheres negras.