Palestra sobre Educação dos Sentidos contagia professores

03 de fev de 2009 - dev

Descontração, entusiasmo e muita saudação marcaram a primeira palestra da Jornada Pedagógica 2009, ministrada pelo professor emérito da Universidade de Campinas (Unicamp), Rubem Alves, que abordou o tema Educação dos Sentidos.

Crítico do sistema de ensino brasileiro, Rubem Alves entende que a maioria dos professores não leva em consideração o desejo de aprender das crianças e muitas vezes respondem somente o que os adultos acham importante. “No dia a dia, as crianças comprovam que são capazes de fazerem questionamentos incríveis e mostram que têm interesse de conhecer o mundo”, afirma.

Segundo o educador, a arte de lecionar está em descobrir as ferramentas locais para explorar com os alunos. Para ele, o professor deve valorizar o que de fato é importante para a vida das crianças e o que, realmente, elas levarão em sua trajetória. Um dos exemplos citados foi a língua portuguesa. “O português é arte de ler e interpretar e não de decorar regras gramaticais”, comenta.

Polêmico, propõe até a extinção do vestibular e sugere que a seleção seja feita apenas com avaliação da capacidade de raciocinar dos alunos, e não a memória. “Para que os alunos precisam aprender logaritmo neperiano e raiz quadrada? Somente para passar no vestibular?”, questiona Alves sugerindo a extinção de assuntos decorativos. Para o educador, a matemática é uma matéria de fácil aprendizagem, porém os professores devem saber trabalhar com ela. “Os alunos devem brincar com as fórmulas e números e não decorá-los”, finalizou.