Palestra sobre empreendedorismo para alunas do curso de barista

12 de maio de 2011 - dev

As 30 mulheres que estão sendo capacitadas no curso para baristas promovido pela Secretaria Municipal da Educação, Esporte, Cultura e Lazer (Secult), através do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema), vão ter uma aula diferente nesta sexta-feira (13).

As alunas, que estão estudando técnicas de extração de café e produção de bebidas à base de café, vão participar de uma palestra sobre raça, gênero e empreendedorismo e aprender a elaborar um currículo. A aula será ministrada pela assessora de formação de gênero e raça do Fiema, Marta Alencar, na sede da instituição, na Calçada.

“Durante o curso sentimos a necessidade de fortalecer o debate sobre raça, gênero e empreendedorismo e ensiná-las a fazer um currículo para se apresentarem ao mercado de trabalho”, explica Juçara Rosa, gestora do fundo.

Curso – As aulas, que começaram nesta segunda-feira (09) e vão até o dia 27 de maior, são ministradas pelo barista, gerente de cafeteria e consultor, Fernando Santos, no Café Portela, Rio Vermelho.

As alunas vão aprender um pouco de produção, história e origem do café, máquina de café e sobre a profissão e os métodos de extração, além da iniciação em Latte Art – figuras feitas na superfície de bebidas feitas a base de café expresso.

Ao término do curso, elas serão submetidas a provas prática e teórica e as que mais se destacarem serão inseridas no mercado de trabalho. Só serão certificadas as alunas que tiverem 100% de presença e média mínima de seis pontos. Os certificados serão entregue no dia 27 de maio, no Fiema.