Palestra sobre Escola e Família reúne gestores da Rede Municipal

10 de fev de 2011 - dev

“Escola e família: trajetórias, memórias e conquistas” foi o tema da palestra realizada nesta quinta-feira (10), no auditório do Hotel Fiesta, para cerca de 600 educadores, todos gestores da Rede Municipal de Ensino. A ação, uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), marca a continuidade da Jornada pedagógica 2011, que acontece até esta sexta-feira e prepara toda a rede início do ano letivo, na próxima segunda-feira (14).

A palestra, ministrada pelo sociólogo e especialista em educação, João Batista dos Mares Guia, abordou a importância da inserção da família na escola para a conquista de uma educação efetiva e de qualidade. “Falar para um público de educadores que tem sede em possibilitar o sucesso da educação é fantástico. A nossa proposta aqui é dialogar sobre o conselho escolar, participação da família e a formação de capital social na escola”, ressaltou Mares Guia.

O encontro contou com a participação dos secretários municipais da Educação e Reparação, João Carlos Bacelar e Ailton Ferreira, da superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional do Estado, Enir Bastos, da Coordenadora de Ensino e Apoio Pedagógico da Secult, Gilmária Cunha, da coordenadora Regional de Educação, Cristiane Navarro, e da gestora da Escola Municipal Hilberto Silva, Edvania Lima, que na ocasião representou o corpo docente da Rede.

Para Gilmária Cunha, o fato de a Jornada Pedagógica estar sendo realizada nas próprias unidades de ensino já é uma prova de que não existem medições de esforços para a qualidade do ensino. “Nada melhor do que o próprio gestor, juntamente com sua equipe, planejar e organizar os trabalhos dos docentes para o ano de 2011”, ressaltou.

De acordo com o secretário João Carlos Bacelar, o encontro é um momento de integração e aperfeiçoamento para os educadores da rede, possibilitando uma avaliação sobre o ano letivo anterior e uma discussão sobre ações pedagógicas programadas para 2011. “Este é um dos dias mais importantes da minha vida, pois tenho a certeza que construiremos uma relação verdadeira em prol da educação”.

Boas vindas – Com o objetivo de receber os alunos da melhor forma possível, a Secult realiza no dia 14 de fevereiro aulas inaugurais em três unidades, cada uma em um turno, como forma de celebração pelo retorno dos discentes às escolas municipais.

Pela manhã, às 8 horas, a acolhida será realizada no Instituto Municipal José Arapiraca (IMEJA), na Boca da Rio, e contará com a presença do secretário João Carlos Bacelar, que também estará presente nas outras duas aulas inaugurais, que acontecem pela tarde, às 13h30, na Escola Municipal Teodoro Sampaio, em Santa Cruz, e à noite, às 18h30, na Escola Municipal João Pedro dos Santos, no Bonocô.