Palestrante destaca papel das escolas na redução da criminalidade

14 de ago de 2008 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) realizou, na manhã desta quinta-feira (14), a segunda edição do projeto “Educação em Pauta”, que abordou o tema Violência nas Escolas. Para falar sobre o assunto, a SMEC convidou o professor Carlos Alberto da Costa Gomes, coordenador do Observatório de Segurança Pública da Universidade Salvador (Unifacs), considerado uma referência em violência urbana na Bahia.

Costa Gomes elaborou material especialmente para o público-alvo do projeto (coordenadores regionais e diretores das escolas municipais) e destacou a importância do encontro: “Hoje, pela primeira vez, estou falando para o público certo. Ser professor é uma questão de ideal. Então, estou falando com idealistas”. Em sua palestra, fez relação entre Segurança Cidadã e Educação, apresentando aos educadores a importância da instituição de ensino para a sociedade. “Quando se fala em comunidade presume-se que haja um objetivo comum. E isso não existe nos bairros, nas ruas. O único lugar onde existe um objetivo comunal é em torno da escola. É o lugar onde as famílias tradicionais ou modernas e de qualquer religião vêem como o local onde seus filhos irão aprender para terem melhores oportunidades que as que tiveram”, declarou.

De acordo com o professor, apesar de todas as dificuldades, a escola continua sendo o centro da comunidade e, se a escola é o espaço sagrado onde a comunidade passa a existir, é lá que se deve começar o trabalho preventivo contra a criminalidade. “A escola tem que cobrar maior interação de todas as entidades que atuam em defesa da criança e do adolescente, Polícia Militar e Civil, conselho tutelar. Tem que levar as pessoas para dentro das escolas para que haja uma maior aproximação das forças policiais com a população”, explica. Durante a palestra, sugeriu a reunião de forças para que a escola forme um Conselho Comunitário de Segurança Pública e mantenha em foco a promoção do respeito à vida e formação de cidadãos: “Educar é dar à pessoa capacidades. Criamos um sistema que não educa para a vida e queremos que esses jovens saiam preparados para viver em sociedade”.

Após a palestra, a SMEC lançou a campanha “Um Toque de Paz”, que terá o principal acontecimento no dia 29 de agosto, às 10 horas, quando todas as escolas da rede municipal estarão desenvolvendo ações em prol da paz com a participação de estudantes, pais e moradores dos bairros. Na sede da Secretaria, funcionários e colaboradores estarão reunidos em um ato ecumênico.