Palestrante destaca relação família/escola no combate à violência

12 de set de 2008 - dev

Nesta sexta-feira (12), a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) realizou a terceira edição do Educação em Pauta, que abordou o tema “A Importância da Escola no Combate à Violência Infanto-juvenil”. O assessor jurídico do menor da 1ª Vara da Infância e Juventude, Marcel Mariano, ministrou palestra para cerca de 100 educadores da rede, no Anexo II, do Parque Solar Boa vista.

Para Mariano, o combate à violência começa com o fortalecimento dos laços entre a família e a escola. “É preciso trabalhar na construção dos valores da cidadania e da ética. E nessa área do saber isso é possível. Mas, nós, educadores, precisamos refletir sobre qual é efetivamente o papel da escola. Cobra-se dela um papel para o qual ela não foi preparada e erguida: a educação, que significa mudança de comportamento. Como posso exercer essa função se eu não conheço a história do aluno e sua relação com a família?”, explica.

Ainda de acordo com Mariano, o abismo entre a família e a escola dificulta o processo de educação. A falta de participação dos pais na vida escolar dos filhos e a falta de diálogo dentro de casa são fatores determinantes no processo de formação da cidadania. “Eles passam para os professores a responsabilidade de educar. Então, os professores têm que lecionar e trabalhar a educação deficitária que se tem em casa”.

Para promover mudanças no cenário atual, o assessor sugere que todos – escola, pais, Ministério Público, judiciário, polícias civil e militar, defensoria pública – estejam unidos com o objetivo de desarmar as pessoas, inclusive as que “estão armadas mesmo sem portar artefatos brancos”: “Existem aquelas que estão armadas nas palavras. E o que gera toda essa violência é a ausência de amor e de diálogo”.

A próxima edição do Educação em Pauta será realizada no dia 16 de outubro, no Anexo II, do Parque Solar Boa Vista. Coordenadores, diretores e professores podem enviar sugestões de temas para os próximos encontros, através do e-mail ascomsmec@gmail.com ou pelo telefone 71 2202-3149.