Palestrante fala sobre tempo de aprendizado

22 de ago de 2008 - dev

Na noite de quinta-feira (21), a RedSOLARE deu início Seminário Latino Americano de Educação Infantil que objetiva um diálogo entre o público e o privado na defesa da cultura da infância. A abertura do seminário contou com a apresentação dos jovens músicos da Escola Municipal Novo Horizonte.

As principais questões abordadas neste primeiro encontro foram os princípios estéticos, éticos e políticos para atender crianças na primeira infância. Em uma linguagem simples e descontraída, o educador espanhol Alfredo Hoyuelos ministrou palestra alertando os presentes sobre a necessidade da tolerância ao tempo de cada ser humano. “Educar é experimentar constantemente o direito de errar, dando direito ao tempo para aqueles que levam mais tempo para o aprendizado”, frisou. Também destacou a importância de ser educador: “Fazer educação significa assumir riscos. Os professores de educação infantil merecem respeito por lidarem diretamente com a construção da vida na infância”.

A representante da RedSOLARE, Marília Dourado, propôs uma reflexão enfatizando o compromisso social e transformador que os educadores carregam. “Precisamos pensar qual o nosso papel social para fortalecer o nosso entendimento como educador. Acreditamos que só no convívio com as diferenças podemos de fato abraçar cada vez mais crianças em nossas creches” ressaltou Marília.

O Seminário Latino Americano de Educação Infantil acontece até o dia 23 de agosto (sábado), no Blue Tree Tower (Rio Vermalho).