Parada do Livro resulta na doação de mais de 4 mil livros usados

04 de nov de 2014 - dev

A 1ª Parada do Livro, que aconteceu dia 24 de outubro, na Praça do Campo Grande, foi um verdadeiro sucesso. Ao todo foram 4.638 livros doados para o público presente, que pôde contar com a diversidade de áreas temáticas, como, Literatura Infanto-Juvenil; Baiana; Nacional; Internacional; Jurídica; Técnica e Científica; Literatura das Artes, Ciências Humanas; Cultura Popular e Literatura para Vestibular. Com o tema “ Livro Usado, Livro Vivo!”, evento, idealizado por Jucélia Oliveira, Diretora do Sistema Integrado da Biblioteca, reuniu mais de seis mil pessoas em apenas um dia, em plena praça pública. Todo o público presente, composto por crianças, jovens, adultos e idosos dos mais diversos níveis de instrução, fez da Parada do Livro, um dos maiores eventos, já realizados no munícipio, com esse perfil.

A Parada do Livro 2014 integrou-se às comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. “O objetivo é assegurar a democratização do acesso ao livro e a valorização do universo simbólico da literatura”, pontuou a Conselheira Presidente do PMLLB, Lourdes de Fátima.

A Parada do Livro – 2014 é uma ação do Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca de Salvador em conjunto com a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Estadual da Bahia, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Gregório de Mattos, a Unifacs, Rede Emredando e outras instituições públicas e civis. Em 2015 acontecerá o segundo ano do evento.

Conforme os organizadores do evento, a estrutura da Parada do Livro 2014 contou com a instalação de 18 estandes onde foram distribuidos por tema os livros doados. Nos Stands, o público era atendido por estudantes de biblioteconomia e outros voluntários. “Entre as atrações destacaram-se a Tenda do Escritores, a contação de histórias, a apresentação dos alunos do Colégio Antonio Vieira, os músicos sob a liderança do Maestro Lopes”, ressaltou Fátima.