Parceria com a Filadélfia vai fortalecer educação municipal

24 de nov de 2009 - dev

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) firmou uma parceria com a Prefeitura de Filadélfia, nos Estados Unidos, que vai trazer bons frutos para a rede municipal de ensino de Salvador. Na próxima quinta-feira (26), às 16h, a delegação americana estará na sede da Secult, no Parque Solar Boa Vista de Brotas, para o ato oficial de assinatura do Memorando de Entendimento entre as cidades.

Na sexta-feira (27) o grupo visita a Escola Municipal Eugênia Ana, que funciona no terreiro de Mãe Stella de Oxossi, em São Gonçalo. O objetivo é conhecer a proposta da unidade escolar, que desenvolve um trabalho especial voltado para a cultura afro, como as aulas de ioruba. Ontem (23) uma parte da comitiva esteve na Secult para se apresentar ao secretário Carlos Soares e para a diretora do Fundo Municipal de Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes – FIEMA, Adriana Nascimento.

A parceria vai fortalecer os programas educacionais, culturais e científicos da Secult. A proposta é realizar intercâmbios entre os estudantes brasileiros e os americanos, além de promover seminários e eventos de interesse mútuo das nações, como é o caso do Fórum Internacional de Mulheres, que já está marcado para acontecer em novembro do ano que vem. O evento será organizado pelo FIEMA e vai reunir mulheres do Brasil, Estados Unidos e Nigéria.

A iniciativa da Secult contou com a parceria da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Salvador, liderada pelo chefe de gabinete do prefeito João Henrique Carneiro, Leonel Leal, que vem fechando parcerias com diversos países em busca de melhorias para a educação municipal.