Parceria da SMEC e SMS é referência para Governo Federal

17 de dez de 2008 - dev

Hoje (dia 17), as secretarias municipais da Educação (SMEC) e da Saúde (SMS) apresentaram à população a Cartilha “Doença Falciforme: a importância da escola”. O material é destinado para professores da rede municipal e tem como objetivo alimentar os docentes de informações sobre a doença para que insiram a temática em sala de aula e estejam preparados para acompanhar, de forma especial, os portadores da enfermidade.

A coordenadora da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, do Ministério da Saúde, Joice Aragão, elogiou a iniciativa das organizações parceiras ressaltando que o alinhamento da Saúde com Educação é fundamental para a construção de um mundo melhor. “Essa ação serve de referência para o país. O Governo Federal prioriza atividades dessa natureza e a missão é copiar esse projeto e implantar no âmbito nacional”, frisou .

Os anfitriões do evento, os secretários de Educação, Carlos Soares e de Saúde, José Carlos Brito, reforçaram o compromisso de trabalhar em parceria para desenvolver ações que integrem as duas temáticas. “Entendemos que para uma vida saudável, as pessoas devem ter acesso à uma educação de qualidade”, argumentou Carlos Soares.

Brito aproveitou a ocasião e fez um apelo aos professores para que estudem a cartilha, que segundo ele, tem informações suficientes para àqueles que buscam conhecer mais sobre esta realidade que afeta tantas crianças no município.

Salvador é a cidade com maior incidência da doença no país. O representante da Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciforme (ABADFAL), Altair Lira, explicou que, na capital, nascem todos os anos 65 crianças com uma mutação na hemoglobina S, o que caracteriza a doença.