Parceria entre a SMEC e a ONG Iapaz visa ampliar o Programa Salvador Cidade das Letras/Brasil Alfabetizado

11 de mar de 2007 - dev

Recordista nacional de inscrições na alfabetização de jovens e adultos (21.800 alfabetizandos) em 2006, o Programa Salvador Cidade das Letras/Brasil Alfabetizado tem angariado o apoio de empresas e ONGs visando a sua ampliação. A meta da Secretaria Municipal da Educação e Cultura é alfabetizar cerca de 40.000 jovens e adultos em 2007. Durante reunião realizada hoje (09) entre o secretário Ney Campello e o deputado estadual e diretor do Instituto de Estudo e Ação pela Paz com Justiça Social (Iapaz), Álvaro Gomes, o parlamentar garantiu a instituição de uma parceria neste sentido.

“O instituto se compromete a buscar espaços que servirão de salas de aula para a alfabetização de jovens e adultos. Afinal, o analfabetismo gera injustiça social e esta causa violência”, afirmou Álvaro Gomes.

“A capital baiana possui cerca de 300 mil analfabetos. Este quadro só será revertido com a concretização de parcerias entre o Poder Público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada”, pontuou o secretário Ney Campello.

Fundado em 2003, o Iapaz, de acordo com o seu site (www.iapaz.com.br), “é uma organização jovem, mas já está fazendo história. Nasceu de uma vontade coletiva, de pessoas cujo entendimento é de que as raízes da violência que enfrentamos nos dias de hoje, especialmente a violência urbana registrada nas grandes cidades, encontram-se nas gritantes desigualdades sociais que o mundo capitalista criou”.