Parque São Cristóvão recebe primeira Creche e Pré-Escola Primeiro Passo

30 de maio de 2016 - Jornalismo

Com muito amor, dedicação e festa, os moradores do Parque São Cristóvão comemoraram a entrega da primeira das 31 unidades da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo, construídas pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed). A cerimônia realizada nesta segunda-feira (30) contou com as presenças do prefeito ACM Neto, da vice-prefeita Célia Sacramento, do secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, demais gestores municipais, autoridades e comunidade escolar.

O prefeito assinalou que, apenas neste mês de junho, serão entregues outras 15 creches municipais, instaladas principalmente nos bairros onde havia maior deficiência de vagas na Educação Infantil. “Este é um esforço recorde e histórico realizado pela Prefeitura. Esta unidade, por exemplo, foi construída em poucos meses. A ideia é de que, até o fim deste ano, todas as crianças de 0 a 3 anos de Salvador estejam matriculadas em tempo integral”.

ACM Neto pontuou também que a universalização do ensino também será estendida para o Ensino Fundamental a partir do próximo ano com o Escolab – Escolas Laboratório, projeto que foi lançado na semana passada e que permitirá que estudantes tenham atividades no turno oposto às aulas.

30_05_16_Pref ACM Neto_CEMEI Parque So Cristovo_foto Valter Pontes_AGECOM10

Foto: Valter Pontes / Agecom

O secretário Guilherme Bellintani, ressaltou que uma das prioridades da gestão foi intensificar a recuperação da rede física escolar e que, até o fim deste ano, 51% das unidades de ensino estarão construídas, reconstruídas ou reformadas, e que 60% do mobiliário terá sido completamente substituído, sendo que 100% dos móveis em toda a rede tem até 5 anos de uso. Outros avanços foram a construção do projeto pedagógico próprio Nossa Rede, redução do abandono escolar de 4,6 mil alunos em 2012 para 2,3 mil em 2016, redução da distorção idade-série de 40% em 2012 para 29% do total de alunos da rede e geração de mais 20 mil vagas na Educação Infantil com a implantação de um modelo mais viável e econômico em relação ao projeto apresentado pelo governo federal, que era de terreno com 3 mil m² e custo de mais de R$4 milhões por unidade. “É possível sim, com muita cautela, cuidado e velocidade, transformar a Educação em Salvador”, arrematou.

Estrutura e satisfação – A Creche e Pré-Escola Primeiro Passo em Parque São Cristóvão, assim como as outras a serem inauguradas na cidade, possui 783m² de área construída e é composta por 10 salas de aula, brinquedoteca e biblioteca, refeitório, área de lazer e acessibilidade, dentre outros itens. Uma estrutura que, para a geógrafa Samara Samir, é bem melhor se comparado à creche particular que o filho Thierry, de 4 anos, estuda hoje, no bairro de Cajazeiras. “Estou amando isso aqui. Trouxe meu filho hoje para conhecer e ele está bastante empolgado com a escola nova. Além de economizar dinheiro, é bom que ele vai estudar mais perto de casa”, afirmou.

Um dos trabalhadores da construção da creche, o mestre de obras Manoel Silva não perdeu tempo e já inscreveu os filhos de 3 e 5 anos para estudarem na instituição de ensino. As crianças estão em uma escola particular localizada no próprio Parque São Cristóvão. “Eles vindo estudar aqui, o orçamento vai ficar menos apertado”.

30_05_16_Pref ACM Neto_CEMEI Parque So Cristovo_foto Valter Pontes_AGECOM12

Foto: Valter Pontes / Agecom

Participação da comunidade – A unidade de Educação Infantil já nasce com o apoio tanto da Escola Municipal João Paulo Fernandes da Cunha, no imóvel ao lado, quanto dos próprios moradores, no desenvolvimento das atividades. A diretora da creche, Verônica Amaro, foi professora da João Paulo Fernandes da Cunha. Também da escola, o agente de portaria Rafael Barbosa, de 31 anos, produziu o lindo mural da sala de entrada da creche utilizando apenas bucha lava-louças e tinta.

A pré-escola Primeiro Passo do bairro também contará com projeto pedagógico voltado para a valorização da identidade cultural da comunidade, desenvolvida pela escola vizinha e que tem sido considerada modelo na rede municipal de ensino. “A comunidade daqui também se envolve bastante com as unidades escolares. Aqui, por exemplo, houve um mutirão de mães e pais para agilizar a finalização da limpeza da creche, para que pudesse ser inaugurada hoje com capricho”, contou o secretário Bellintani.

30_05_16_Pref ACM Neto_CEMEI Parque So Cristovo_foto Valter Pontes_AGECOM1

Foto: Valter Pontes / Agecom