Parque Social realiza reuniões do programa Agente de Empreendedorismo

22 de out de 2018 - Jornalismo

Inscrições para o processo seletivo estão abertas

O Parque Social realizou nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no auditório da Secretaria Municipal da Educação (Smed), reuniões preparatórias para a implementação do Programa Agente de Empreendedorismo, que faz parte do Negócio POP – iniciativa municipal de estímulo ao desenvolvimento social e econômico de pequenos empreendedores formais e informais. Lançado em setembro pela Prefeitura de Salvador, o programa prevê a contratação de estudantes dos cursos de Administração e Economia para atuarem como Agente de Empreendedorismo.

De acordo com Maiana Brandão, coordenadora do Agente de Empreendedorismo, as reuniões foram direcionadas aos gerentes regionais da Educação, coordenadores das Subprefeituras, Coordenação do SIMM e gestores das 79 escolas municipais que sediarão o programa. “A ideia foi engajar esses atores e articular as ações para a implantação”, explica. “Nesse momento, o principal foco é a mobilização nos bairros para difundir o programa e atrair interessados em atuar no papel de Agente de Empreendedorismo”.

Ela enfatiza que os agentes, capacitados pelo Parque Social e sob a orientação de especialistas nas áreas de finanças e gestão, irão mobilizar, engajar e prospectar parceiros na comunidade, estimulando a cultura do empreendedorismo. Além disso, vão identificar e apoiar empreendedores reais e potenciais no desenvolvimento do seu negócio. “Por isso, uma das exigências da contratação é ter domicílio na área onde irão atuar. Assim, o engajamento desses órgãos municipais nesse momento é imprescindível.”

A atuação desses agentes ocorrerá nas dez unidades das Prefeituras-Bairro, na sede do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) e em 79 escolas municipais, por já serem considerados espaços de interação e que já prestam relevantes serviços à comunidade. Além disso, nas escolas municipais está concentrado um público de suma importância para o Programa: as mulheres integrantes das famílias dos alunos, sejam elas mães, avôs ou tias, que tenham um perfil empreendedor. O Programa irá acontecer em ciclos de um ano, em 6 fases. O Sebrae e o BNB serão parceiros nas capacitações e no acesso ao crédito, respectivamente.

“Este programa surge no contexto de grandes transformações da atividade econômica, em meio à crise que atinge o país com escassez de emprego, baixa da produção e dificuldade de acesso ao crédito e à capacitação. Com isso, novas formas de atuação se fazem necessárias para desenvolver a economia e gerar emprego e renda na cidade, reduzindo assim as desigualdades sociais”, afirma a presidente de honra do Parque Social, Rosário Magalhães.

Para a subsecretária municipal da Educação, Rafaella Pondé, o agente de empreendedorismo tem um objetivo social extremamente importante. Ela participou da reunião desta quinta-feira (18), que foi direcionada a equipes gestoras de escolas municipais que abrigarão o programa. “Todos nós aqui fazemos parte de um grupo de atuação de grande relevância para que esse programa se consolide e cresça por sua importância econômica e social. Esse trabalho vai conseguir fazer com que as pessoas tenham algum tipo de renda, que tenham um apoio nessa conjuntura tão difícil”, diz.

INSCRIÇÕES – As inscrições para o processo seletivo do programa Agente de Empreendedorismo estão abertas e podem ser feitas através do site http://www.agentedeempreendedorismo.salvador.ba.gov.br. Serão disponibilizadas 90 vagas para estudantes de Administração ou Economia, que estejam cursando entre o segundo e o sexto semestre no período noturno ou à distância, e todos deverão atuar próximos aos locais onde residem. Eles receberão bolsa de R$ 1.076, e o período de estágio é de um ano.