PDDE Escola Sustentável é tema de reunião

12 de set de 2018 - Jornalismo

Foi realizada nesta quarta-feira (12) a reunião do PDDE Escola Sustentável para 23 escolas convidadas, que estão com o conselho escolar atualizado e receberam o recurso do programa. Realizado na Fundação Cidade Mãe, o objetivo do encontro foi repassar orientações do ponto de vista da sustentabilidade, considerando os aspectos pedagógicos, financeiros, obras e infraestrutura.

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) é uma ferramenta de planejamento da gestão escolar disponível para todas as escolas públicas. Ele busca melhorar a qualidade de ensino e a promoção da sustentabilidade socioambiental, considerando a gestão, o currículo, o espaço físico e a relação com a comunidade.

A coordenadora de inclusão educacional e transversalidade da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Jaqueline Araújo de Barros, salientou a importância da reunião, que fornece uma consultoria às escolas sobre o uso do recurso que receberam. “Algumas unidades têm dúvidas quanto a que tipo de projeto podem executar. Então, estamos oferecendo alternativas sustentáveis como, por exemplo, a utilização da eco tinta, à base de cal e pigmentos naturais em suas reformas. O trabalho é feito em conjunto com a diretoria de obras que orienta sobre essas possibilidades e a diretoria financeira que orienta como facilitar a prestação de contas e assim a escola ter êxito como um todo”, explica.

O técnico de Meio Ambiente, Mateus Vieira, também esteve presente e apresentou sugestões de projetos a serem implementados nas escolas e a importância para que o aluno esteja interagindo de forma participativa no projeto. Será elaborado um cronograma de visitas às escolas para consultoria personalizada, de acordo com as necessidades de cada uma.

Fotos: André Carvalho/Ascom/Smed/PMS