Plano de Ação “Esporte para Todos” é apresentado na Câmara

26 de maio de 2014 - dev

Propor ações que solucionem os principais problemas do esporte na cidade de Salvador e estimular a prática de atividades físicas como legado da Copa do Mundo 2014. Esses são os itens do Plano de Ação Municipal “Esporte para Todos”, que será apresentado em Sessão Especial nesta segunda (26), às 14h, na Câmara de Vereadores de Salvador. A ação faz parte do Projeto Cidades da Copa.

Buscando melhorar as atividades desportivas na cidade, serão discutidas pautas como o percentual mínimo garantido por Lei para ser destinado ao Esporte e ao Lazer, desenvolvimento de programas esportivos para crianças e adolescentes da rede pública no turno oposto às aulas, além da eleição de candidatos para fazerem parte de uma lista indicativa do Conselho Municipal de Esporte e Lazer.

A sessão contará com a presença do Diretor Geral de Esportes e Lazer, Téo Senna, Federações e Associações Esportivas, vereadores, representantes de órgãos públicos municipais e estaduais, além de representantes do Projeto Cidades da Copa, organizado pelo Instituto Esporte e Educação (IEE) e patrocinado pela Lei de Incentivo do Ministério do Esporte.

A Diretoria Geral de Esportes e Lazer (DGEL) é o setor responsável por desenvolver as políticas públicas e estimular as práticas esportivas na cidade, devendo contemplar as comunidades, os atletas, as federações esportivas, além dos alunos da rede municipal, por meio de projetos de continuidade, eventos e ações, no sentido de promover a organização e o desenvolvimento do esporte.

O Projeto Cidades da Copa é desenvolvido nas cidades sedes da Copa do Mundo e tem como objetivo construir um legado social e esportivo, por meio da participação do poder público, iniciativa privada, universidades e da sociedade como um todo de forma que o legado não seja somente nos aspectos relacionados à infraestrutura, comunicação e transporte.