Plano de ação para creches comunitárias é apresentado

08 de maio de 2015 - dev

Com pouco mais de 50 creches conveniadas, em complemento a rede municipal de ensino, que dispõe de 426 unidades, sendo 63 centros de educação infantil, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) apresentou o Plano de Ação Creches Comunitárias, Confessionais e Filantrópicas. Elaborado com base em discussões realizadas entre a gestão municipal, dirigentes das creches e o Fórum em Defesa das Creches Escolas Comunitárias, o plano tem como principal meta dobrar o número de unidades conveniadas até o final de 2016, além da ampliação do valor de repasse do convênio.

As diretrizes do plano foram apresentadas pelo secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, em reunião realizada no auditório do Sesc/Aquidabã. “O nosso entendimento é que essas unidades têm um papel social importantíssimo, uma vez que chegam a lugares que a Prefeitura ainda não conseguiu implantar estrutura própria. Historicamente, essas creches vinham sendo esquecidas pelo poder público e o que nós fizemos foi trazê-las para o diálogo e hoje estamos apresentando um plano de ação que busca restabelecer a relação com as creches comunitárias, melhorando a infraestrutura, ampliando a transferência de recursos, desburocratizando os processos e ampliando essa rede. Nós queremos, até o final de 2016, dobrar o nosso número de convênios. Essa é a nossa meta”, garantiu.

Hamilta Queiroz, coordenadora geral do Fórum em Defesa das Creches Escolas Comunitárias, destacou o caráter participativo do plano. “Desde fevereiro, já tivemos algumas reuniões com o secretário, onde colocamos nossas observações, e tudo que foi apresentado hoje é fruto de um trabalho contínuo, dessa relação que conseguimos estabelecer com a secretaria. Temos um passado difícil, mas a nossa expectativa é que, a partir de agora, a gente consiga solucionar as nossas questões. Este é um começo, já tivemos alguns bons resultados, e acreditamos que poderemos ir muito além”, disse.

A diretora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Marília Castilho, explicou a necessidade das reuniões, que têm ocorrido de forma quinzenal. “Esses encontros servem para que possamos, cada vez mais, aprimorar e ajustar o plano a realidade dessa rede de conveniadas”, afirmou. O plano integra uma estratégia da Prefeitura que, ao longo dos últimos dois anos, tem garantido a ampliação contínua da oferta de vagas na Educação Infantil.

Foto: Betto Jr. / Ag. Haack