Plano de Cargos da educação é sancionado nesta sexta (19)

18 de dez de 2014 - dev

Resultado de intensas negociações na Mesa Permanente da Educação, o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos profissionais da área será sancionado nesta sexta-feira (19) pelo prefeito ACM Neto, em solenidade no Hotel Sheraton, no Campo Grande, a partir das 10h. Na ocasião, o prefeito fará um balanço dos investimentos da Prefeitura no ensino público ao longo dos últimos dois anos e anunciará projetos para 2015. Os secretários municipais de Educação, Jorge Khoury, e da Gestão, Alexandre Pauperio, também estarão presentes, além de professores e servidores e da imprensa.

O plano, aprovado pelos vereadores, que contribuíram nos avanços, vai beneficiar cerca de nove mil servidores entre professores, coordenadores pedagógicos e demais cargos da Secretaria de Educação. Com a sanção, a administração reafirma o compromisso com a valorização do funcionalismo público, que teve grandes conquistas nessa gestão, com destaque para o plano de saúde do servidor, implantado no começo de 2014.

O plano contém um avanço na remuneração, consolida as gratificações específicas e cria novas vantagens incentivando o aprimoramento profissional dos servidores. Além disso, garante um terço da jornada de trabalho destinado às atividades extraclasse, na forma da legislação federal, para preparação de aulas, avaliação da produção do educando, reuniões escolares, contato com a comunidade e formação continuada.

Ficou instituída ainda a reserva de jornada de trabalho para todos os professores, reajuste de 8,32% para docentes e coordenadores e a extensão do plano para todos os servidores, antes exclusivo do magistério. Além disso, foram criadas gratificações como a dos coordenadores pedagógicos de 30%, equiparando o salário com os professores; a de estímulo ao aprimoramento profissional, variando entre 2,5% e 7,5%; a gratificação de incentivo a produtividade da gestão escolar, de até 10% para os gestores escolares; e a gratificação de 50% para professores e coordenadores pedagógicos que exercem função de diretor e vice-diretor nas unidades escolares, agora regulamentada.