Plano Municipal de Educação – Começa a ser consolidada a Proposta de Salvador

25 de out de 2007 - dev

Foi realizada no dia 23 de outubro, pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura, em articulação com o Conselho Municipal de Educação, a primeira reunião de compatibilização do Plano Municipal de Educação (PME) de Salvador.

O processo de construção do Plano, que foi iniciado em março de 2007, com a realização da Conferência Municipal Todos pela Educação na Cidade Educadora, está baseado numa metodologia pioneira de democratização do processo de elaboração. Foram organizados 11 GTs, coordenados por representantes da sociedade civil organizada, para o trabalho de diagnóstico e proposição de metas, objetivos e diretrizes para a educação na cidade de Salvador. Estes grupos realizaram, ao longo de oito meses, encontros sistemáticos, fóruns e estudos para traçar o diagnóstico da educação no município a partir dos temas específicos, contando com o acompanhamento e apoio da SMEC e CME, e ainda com um consultor contratado para atendimento às demandas dos grupos.

O encontro de ontem foi o marco inicial no processo de consolidação dos dados, debate e tomada de posição quanto aos encaminhamentos de conclusão do referido Plano e sua apresentação à cidade, para debate e aprovação na II Conferência Municipal de Educação, prevista para fevereiro.

Com uma rica base de dados, tendo como referência o ano de 2005, os grupos fundamentaram o diagnóstico a partir de fontes como o IBGE, PNAD, Ministério da Educação, INEP e Prefeitura Municipal de Salvador, dentre outros. Apresentaram as suas produções os grupos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional; Política/Gestão e Financiamento da Educação; Integração Saúde/Educação e Diversidade; Ensino Superior; Política de Acesso ao Livro e à Leitura; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial. Apenas o GT de Valorização dos Profissionais da Educação não compareceu ao encontro.

Foi definido também um cronograma sistemático de reuniões para os próximos meses que antecedem ao de apresentação do Plano Municipal de Educação, quando serão analisadas e consolidadas as metas, diretrizes e objetivos traçados para Salvador.