Plataforma on-line reforça aprendizagem de Educação Ambiental

21 de fev de 2014 - dev

A Secretaria Municipal da Educação (SMED) incluiu o Edukatu, rede de aprendizagem para o consumo consciente e sustentabilidade, desenvolvido pelo Instituto Akatu em parceria com a Braskem, no plano pedagógico das escolas da rede municipal de ensino de Salvador como ferramenta digital para a abordagem de temáticas relacionadas à educação ambiental, sustentabilidade e consumo consciente.

A parceria firmada entre a Secretaria Municipal da Educação (SMED) e o Instituto Akatu levará o projeto a 425 escolas do município. Os professores dessas escolas serão convidados a se inscrever na plataforma on-line do Edukatu (www.edukatu.org.br), espaço no qual organizarão equipes com seus alunos para navegar pelas três áreas do portal: o “Na Mochila”, com conteúdo de referência sobre consumo consciente; o “Circuito”, bloco de navegação guiada, com games e atividades lúdicas; e a “Rede”, seção em que alunos e professores se encontram para fazer contato e compartilhar experiências, com a participação de um mediador do Akatu para tirar dúvidas e dar dicas aos participantes.

“Estamos muito felizes com a parceria e acreditamos no projeto, que vem reforçar o trabalho ambiental que já é feito na rede municipal. Não tenho dúvidas de que nossas crianças e professores serão multiplicadores desta grande ação”, destaca Jorge Khoury, secretário de Educação de Salvador.

“Concretizar uma parceria como essa é uma das formas mais efetivas para ampliar o alcance do Edukatu e colaborar na formação de uma comunidade de engajamento contínuo em favor do consumo consciente, um dos principais objetivos do projeto. A Secretaria de Educação de Salvador sai na frente ao adotar a educação para o consumo consciente como estratégia para pensarmos cidades mais sustentáveis”, afirma Silvia Sá, gerente de educação do Akatu.

Edukatu

O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem para o consumo consciente e a sustentabilidade. Voltada para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil, a rede visa mobilizá-los para o desenvolvimento de uma comunidade em prol da educação para o consumo consciente.

A plataforma é uma iniciativa do Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP e da Fundação Cargill, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação. Visite www.edukatu.org.br.