Polícia Militar e SMEC no combate às drogas

15 de dez de 2008 - dev

Mais de mil alunos receberam certificado de formação no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), uma parceira entre Polícia Militar e Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC). A ação promove a prevenção, explicando os prejuízos e efeitos das drogas para a saúde através de palestras, peças teatrais e depoimentos. Os contemplados deste semestre foram estudantes de nove escolas da Cidade Baixa.

O major Airesmar Prado, explicou que o programa é aplicado em sala de aula e oferece atividades educacionais que visam proporcionar às crianças e adolescentes a consciência de construir um futuro com o exercício da cidadania. “A proposta está em auxiliar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes ou mesmo se engajarem em atividades violentas”, frisou.

O secretário de Educação Carlos Ribeiro Soares, disse que objetivo é mostrar que a escola é um local que fornece oportunidades prazerosas desde o tratamento afetivo entre professor e aluno, até atividades lúdicas e educacionais que façam com que a criança esteja envolvida em um grupo, sinta-se útil e querida. “Esse é um dos projetos mais especiais que a cidade dispõe. A nossa missão é levar o Proerd para todos os alunos da rede municipal”, garantiu Soares.

Logo no início do primeiro semestre de 2009, a PM e SMEC pretendem formar um número ainda maior de crianças. A 16ª companhia da Polícia Militar garantiu que já está preparada para atender a mais cinco escolas de grande porte da rede municipal.