Políticas Inclusivas são discutidas durante a Jornada Pedagógica

17 de fev de 2005 - dev

Jornada Pedagógica apresenta discussões sobre políticas inclusivas

Os técnicos da SMEC estão percorrendo as escolas da Rede Municipal e produzindo relatórios das atividades apresentadas durante a Jornada Pedagógica (14 a 18/02) para realizar um produto final que possa ser aplicado nas salas de aulas.
A Jornada Pedagógica é o primeiro momento, nesse novo ano letivo, de discussão coletiva do trabalho educativo a ser desenvolvido na escola, em sintonia com as expectativas, por uma melhor qualidade de ensino, anteriormente apresentadas pelos profissionais de educação que atuam nas escolas municipais.
As políticas inclusivas, a cultura da paz e a retomada da valorização da escola pública são os temas mais presentes nas discussões dos professores e diretores, que buscam estabelecer metas para garantirem a formação de um projeto pedagógico que estimule o aprendizado e que garantam jovens e crianças nas salas de aulas. A implementação da Lei 10639 (obrigatoriedade da inclusão da história da África e cultura afrobrasileira aos currículos escolares, estabelecida pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2003), o acesso a tecnologia, revisão do regulamento escolar e as competências e habilidades dos profissionais, são tópicos discutidos em busca de uma maneira eficaz para que sejam desenvolvidos e instalados nas Unidades de Ensino . “É necessário que as reflexões que estão existindo na jornada sejam levadas para as salas de aulas. Precisamos da prática pedagógica efetiva para o bom desempenho do aluno”, declara a coordenadora do CENAP, Gedalva da Paz.

Os professores, diretores e coordenadores da Rede Municipal estão aproveitando a Jornada para analisarem as atividades desenvolvidas e o desempenho durante o ano letivo de 2004, para que possam observar o que deve ser aproveitado para este ano. As dificuldades existentes, como falta de estrutura de algumas escolas, não estão sendo barreiras para estes profissionais que estão se mostrando comprometidos com o futuro da educação municipal.
O último dia da Jornada está destinado a aula inaugural do ano letivo de 2005, que começa efetivamente no dia 21/02 (segunda-feira). As presenças da Secretária Maria Olívia Santana e do Prefeito João Henrique já estão confirmadas. A aula magna será amanhã (18/02), às 15h no teatro do ICEIA. Professor Moacir Gadotti, diretor do Instituto Paulo Freire e membro do Fórum Mundial da Educação, ministrará a palestra “Educação na Cidade e a Cidade Educadora”, para os profissionais de Educação presentes.