População do Subúrbio ganha CMEI e ginásio poliesportivo

29 de mar de 2012 - dev

Em comemoração aos 463 anos da capital baiana, a Prefeitura de Salvador entregou dois novos equipamentos educacionais à população do Subúrbio Ferroviário. Durante a manhã desta quinta-feira (29), foram inaugurados o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Paulo Bispo Braz e o Ginásio Poliesportivo Nelson Cazumbá, no bairro Nova Brasília, em Valéria. Durante a solenidade, o prefeito João Henrique assinou ordem de serviço para recuperação de 22 quadras da cidade e anunciou a licitação para a compra do placar eletrônico.

No CMEI, educadores, moradores e crianças demonstraram a satisfação e os agradecimentos à atual gestão através de manifestações culturais, como capoeira e dança, e pela certeza de que a vida poderá ser bem melhor. “Estou tranqüila, porque não tenho dúvidas de que vou poder deixar meu filho seguro e bem cuidado.

Isso é muito bom, terei mais tempo para trabalhar e conseguir uma vida melhor para nós dois”, comentou a garçonete Antônia Souza, presente com seu filho Antônio Wenderson, na festa de inauguração do CMEI.
O centro tem capacidade de atender 100 crianças de 1 a 4 anos, em tempo integral. A unidade possui cinco salas de aula, diretoria, vice-diretoria, secretaria, sala de leitura, cozinha, depósitos de alimentação escolar e de material de limpeza e acervo didático, área de lazer descoberta, sanitários para professores e funcionários e para alunos.

Homenagem

A unidade faz homenagem ao chefe de trem Paulo Bispo Braz. Em 1926, preocupado com as crianças da comunidade que não estudavam por falta de escolas, fundou a unidade com duas salas em sua casa. Paulo foi personalidade importante para a comunidade, a partir do seu compromisso com a educação, afinal não media esforços quando se tratava em insistir e investir na escola. Com o tempo, o chefe de trem despertou em sua esposa e filha o amor pela educação. Paulo Braz nasceu no município de Cachoeira no dia 27 de junho de 1922 e faleceu em 30 de abril de 1986.

Ginásio

O ginásio Nelson Cazumbá é equipado com quadra poliesportiva, vestuário, palco e arquibancada para 400 pessoas. A cerimônia de inauguração foi marcada por torneio de futsal e apresentação de dança do Programa de Educação Esportiva da Secult. “Com essas novas obras, entre várias outras ações na região do Subúrbio, entregamos aos moradores o sentimento de que também pertencem à cidade”, enfatizou o prefeito João Henrique.

Através da Coordenação de Esportes, a Secult oferece 13 modalidades esportivas a mais de 30 mil alunos da rede municipal. São práticas em futsal, ginástica rítmica, handebol, jogos de salão, karatê, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Além disso, através dos projetos Vamos Brincar e Sexta da Alegria, são proporcionadas atividades recreativas para as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, respectivamente.