Portal da Educação Básica entra no clima de São João

20 de jun de 2012 - dev

Uma festa junina marcou o fechamento do primeiro semestre de aulas dos alunos do Portal da Educação Básica, através do qual a Prefeitura de Salvador oferece aos seus servidores a oportunidade de avançar na escolaridade por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Batizada de Arraiá do Jorge Amado, em homenagem ao escritor que completaria 100 anos neste ano, a festa foi realizada no Instituto de Previdência Social (Previs), em Nazaré.

Durante o evento, os alunos participaram de várias brincadeiras e provaram os diferentes pratos de comidas típicas dos festejos juninos. Uma das mais animadas com a celebração era a servidora aposentada Dina Borges, 68 anos. Ela ingressou no programa de formação no nível Fundamental I há cerca de um ano e já aprendeu a ler com mais fluência.

Para a aposentada, além do conhecimento que está adquirindo, o programa é importante pelo convívio com os colegas. “Queria voltar a aprender e o curso tem sido muito bom. Antes ficava só em casa, assistindo TV. Agora tenho bem mais prazer na vida. As professoras são ótimas, se preocupam com a gente. É bom demais”, conta Dina.

Mudança

A possibilidade de voltar a estudar e melhorar seu nível de escolaridade faz o agente de Saúde Raimundo sonhar longe. Quando entrou no programa em 2008, ele tinha cursado até o 6º ano. No fim deste ano, ele conclui o Ensino Fundamental II e quer avançar ainda mais: fazer o nível médio acelerado para entrar na faculdade.
“Esse curso mudou minha vida, me deu a oportunidade de crescer como profissional e ser humano. Meu objetivo agora é nunca mais parar de estudar, tenho o sonho de fazer a faculdade de História, que é área que eu adoro”, afirma Raimundo.

Iniciativa

Criado em 2007, o Portal de Educação Básica é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e demais órgãos municipais, que contribuem, liberando os funcionários no turno matutino, para que possam retomar os estudos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo a coordenadora, Cristiane Bacelar, o programa é aberto a servidores ativos e inativos. Para se inscrever, o funcionário deve ir até as escolas municipais Alexandre Leal Costa ou Sóror Joana Angélica, ambas no bairro de Nazaré. As inscrições devem ser feitas na mesma época das matrículas da rede municipal de ensino.