Portal da Inclusão- Alunos da rede municipal são capacitados para exame do Cefet

23 de nov de 2007 - dev

Foi realizada hoje (23), no auditório do Colégio Dois de Julho, a cerimônia de conclusão de mais uma etapa do “Pré-Cefet- Portal da Inclusão”, uma parceria da Secretaria municipal da Educação e Cultura e ONG Arquitetos do Futuro através da qual cerca de 400 alunos de oitava série de escolas da rede municipal passaram por um curso preparatório para as provas de ingresso ao Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), que ocorrem no dia 25 de novembro. As aulas do curso preparatório começaram em julho deste ano.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, o Portal de Inclusão oferece vários benefícios aos estudantes da rede municipal, como melhoria da capacitação dos alunos do Ensino Fundamental e melhoria das suas condições de ingresso no ensino técnico de nível médio e aumento da empregabilidade de jovens oriundos de famílias de baixa renda.

Segundo o vice-presidente da ONG Arquitetos do Futuro, Jorge Portugal, “a luta pela requalificação do ensino público no país é recente”. Ele citou o Portal da Inclusão como “uma decisão política e de Estado rumo a uma educação pública de qualidade”.

O primeiro curso preparatório para o Cefet, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura em 2006, obteve um excelente resultado no concorrido exame da instituição de ensino, aprovando 37 alunos da rede municipal.

O Portal de Inclusão visa melhorar a formação dos alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino, através da oferta de um curso semi-presencial de reforço escolar para alunos da 8ª. série, com o objetivo de criar novas opções para o ingresso no Ensino Médio e para a educação profissional. As aulas ministradas têm carga horária de 20 horas-aula semanais, dividas entre presenciais e aulas à distância, com duração de 50 minutos cada.