Praça Municipal é palco de ações de prevenção contra a dengue

20 de jul de 2012 - dev

Os problemas causados pelo mosquito Aedes aegypti não irão mais atormentar a vida da população soteropolitana. Este é o objetivo da mostra educativa realizada nesta sexta-feira (20), na Praça Municipal, pela Secretaria Municipal da Saúde, com apoio de parceiros como a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e Limpurb. Ações educativas de prevenção a doença e a participação de alunos da rede municipal de ensino e representantes dos distritos sanitários fizeram parte da programação.

O evento teve a apresentação da fanfarra da Escola Municipal da Palestina e de grupos teatrais de distritos sanitários e escolas municipais, dentre elas está a peça “Xô Dengue”, encenada por alunos da Municipal São Braz, que realiza ações de prevenção desde 2009 por meio do projeto “Agente Mirim de Saúde”.

“Cerca de 200 estudantes já participaram do projeto. Eles recebem instruções dos agentes de endemias e vão a residências próximas da própria casa para orientar os moradores a se prevenirem contra a dengue”, explica Olga Pessoa, gestora da escola. “As crianças puderam demonstrar as ações que realizam na escola para diversas pessoas,este é um evento super produtivo”, reforça Leida Monteiro, técnica da Subcoordenadoria de Ações ao Educando (Suae).

A coordenadora municipal do programa de combate à dengue, Eliaci Costa, destacou que a exposição é fruto do trabalho realizado pelo Comitê Municipal de Combate à Dengue por meio de reuniões realizadas desde o inicio do ano com representantes de diversos órgãos da cidade. “Esta é uma mostra das atividades educativas que todos os órgãos tem realizado nestes sete meses de trabalho”, completa.