Práticas Pedagógicas para inclusão da lei 10.639/03 são apresentada para os professores da Rede

02 de mar de 2005 - dev

Maíra Azevedo

O Seminário “CONCEITOS E PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL E DE GÊNERO”,que está sendo realizado no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico da SMEC – CAPS, de 1º à 3 de março, contou com a presença da secretária da Educação, Maria Olívia Santana, o reitor da UFBA, Naomar de Almeida, o coordenador regional da UNICEF, Rui Pavan, o diretor do CEAO, Jocélio Teles e a coordenadora do Ceafro, Vilma Reis na mesa de abertura.
O seminário tem o objetivo de apresentar aos professores da Rede Municipal de Ensino as práticas pedagógicas das instituições participantes; discutir conceitos relativos à promoção da igualdade racial e de gênero, propor formas de operacionalização dos conceitos abordados e traçar planos de atuação, por área de formação, para 2005.
Durante o seu breve, porém, contundente discurso a secretária, Maria Olívia Santana, falou aos professores da importância do papel deles e do compromisso que todos devem possuir com a educação. “Não podemos oferecer educação, sem conhecermos quem está nas salas de aulas. Os nossos professores devem ser valorizados, pois são eles os responsáveis por nossos alunos. Mas devemos ter o respaldo de não olhar a educação apenas como um bico. O ensino é parte estruturante do ser humano e tem que ser visto como uma grande riqueza”, declarou.

Vilma Reis, coordenadora do Ceafro, explicou a atuação do programa dentro das comunidades e como essa atuação, de forma inédita pode se transformar em um produto que pode ser aplicado por todas as escolas. “Começamos a operar a partir dos conceitos das escolas comunitárias organizadas para o povo negro. Desenvolvemos um documento, Diretrizes Curriculares para a Inserção da lei 10.639/03, distribuímos o documento em todas as escolas da Rede, pois percebemos que a inclusão da lei é o primeiro passo para mudarmos a face da educação no Brasil. Temos que enfrentar o racismo e o sexismo dentro da sala de aula”, declarou.
No último dia do seminário (03/03),às 18h30m será o lançamento do Livro Escola Plural: a diversidade está na sala – formação de professores para inclusão da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo. Uma Promoção da UNICEF e do CEAFRO.