Prefeita da capital da Jamaica visita escola municipal

23 de maio de 2014 - dev

A comitiva da cidade de Kingston, capital da Jamaica, liderada pela prefeita Angela Brown, esteve na manhã desta sexta-feira (23) na Escola Municipal Antônio Euzébio, no Cabula. Acompanhada do vice-prefeito Robert Aill, da embaixadora da Jamaica para o Brasil, Alison Roofe, além das autoridades do Unicef Brasil, Helena Oliveira e Michelle Barrom, ela foi recepcionada pelos secretários municipais da Reparação, Ivete Sacramento, e da Educação, Jorge Khoury, e pelo presidente do Conselho Municipal das Comunidades Negras, Eurico Alcântara.

A delegação participou da mostra criativa “Salvador Arte e Cultura”, uma das atividades realizadas pelo Grupo de Trabalho da Lei 10639/03, implantado em 2013 pelo prefeito ACM Neto em comemoração aos dez anos da lei que obriga o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas do país. Os visitantes assistiram a apresentação de dança do rei e da rainha da Escola Municipal Malê Debalê (Itapuã), do coral da Municipal Irmã Elisa Maria (Cajazeiras) e da peça Depois do Navio Negreiro, encenada pelos alunos da Municipal Maria Dolores (Tancredo Neves).

“Eu estou muito emocionada e feliz por saber que nas escolas de Salvador se valoriza a cultura. A música e a dança também fazem parte da Educação e com a arte com certeza aprendemos melhor. Fiz umas fotos dos alunos no meu celular e olhando vejo que elas poderiam ser na Jamaica. De fato nos somos muito parecidos. Obrigada por nos lembrarem que somos um povo só”, comemorou a prefeita Angela Brown.

Em seu discurso, Ivete Sacramento reforçou que o projeto é voltado para a reafirmação da cultura afro-brasileira e das relações étnico-raciais. “É muito importante essa articulação das secretarias para realização deste trabalho”, disse. “Esse projeto é maravilhoso e muito nos orgulha ver nossas crianças, que são a razão do nosso trabalho, dando esse show de conscientização por meio da arte”, completou Jorge Khoury.

A comitiva está em Salvador para estabelecer uma relação de amizade e cooperação. O acordo facilita o desenvolvimento socioeconômico através da troca de experiências relacionadas às áreas de turismo, educação, proteção as criança e adolescentes, segurança e gestão das políticas de gênero.