Prefeito anuncia concurso para premiar escola mais conservada

01 de abr de 2005 - dev

Prefeitura inaugura moderna escola no bairro de Nova Esperança

Ao inaugurar a Escola Municipal Professor Arx Tourinho, em Nova Esperança, na manhã do dia 31 de março, o prefeito João Henrique anunciou a realização de um concurso que envolverá toda a rede municipal de educação, com o objetivo de incentivar as pessoas a cuidar das escolas públicas do município. A intenção é que no final do ano os três estabelecimentos de ensino que estiverem mais conservados sejam premiados pela Prefeitura, fato que deverá acontecer em uma cerimônia com a presença do prefeito. ‘Toda a comunidade tem que zelar pela escola que é um patrimônio público, e sendo assim, pertence a toda cidade’, defendeu João Henrique.
Durante a cerimônia, o prefeito disse que a inauguração demonstra a preocupação da Prefeitura em oferecer uma educação digna e de qualidade para toda a população da capital, lembrando principalmente dos bairros periféricos. Com essa atitude, a professora da primeira série da escola, Denise Carvalho, afirmou que a auto-estima dos moradores do bairro Nova Esperança começou a ser elevada, pois as pessoas da comunidade são muito carentes e desprovidas de equipamentos de qualidade. \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\’É incrível como a população se sente mais valorizada, pelo fato de ganhar uma escola como essa\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\’, ponderou.
Segundo o prefeito, essa e outras obras de qualidade que vêm sendo realizadas em toda a cidade somente são possíveis graças à participação popular. Ele aproveitou para anunciar que a rua que leva à Escola Arx Tourinho (Rua Castro Alves, no bairro de Nova Esperança) será totalmente pavimentada. \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\’Não podemos admitir que nossas crianças tenham que chegar na escola em dias de chuva com os pés totalmente sujos de lama, devido à rua sequer ter calçamento\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\’, afirmou.
Padrão de qualidade
Cercada por uma bela área verde e equipada com dez salas de aula, quadra poliesportiva, laboratório de informática, biblioteca, parque infantil e área de lazer, a Escola Arx Tourinho tem capacidade para abrigar 940 alunos (nos três turnos de funcionamento). Segundo a secretária da Educação, Olívia Santana, a unidade foi construída dentro dos padrões exigidos para atender a pessoas portadoras de necessidades especiais. Ela disse ainda que uma outra novidade da escola é em relação ao turno noturno, onde o funcionamento está destinado para o programa Pró-Jovem, que atende jovens de 18 a 24 anos que não concluíram o Ensino Fundamental.
De acordo com o diretor da Escola Arx Tourinho, Gerson Costa, essa é a concretização de um sonho dos moradores do bairro, que há mais de 12 anos almejam pela benfeitoria. \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\’Esse é um desejo de todos que agora se torna realidade. É muito bom podermos continuar lutando por nossos ideais e poder alcançá-los\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\’.
A dona-de-casa Simone Machado, mãe de um dos alunos, disse que a implantação da escola foi uma melhoria considerável, visto que funcionava em instalações precárias em um prédio anexo à associação dos moradores do bairro. \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\’Esperamos que as crianças possam aproveitar essa maravilha feita pelo prefeito João Henrique, e que todos possam cuidar do patrimônio que pertence à nossa comunidade\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\’.
Sem conseguir esconder a alegria, o aluno da quarta série, Tiago Oliveira, de 9 anos, disse que se sente muito mais estimulado para estudar, pois logo em seguida sabe que vai poder desfrutar da quadra de esportes e jogar bola com seus amigos. \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\’Sei que tenho de estudar para poder ir para a quadra, então me esforço para poder aproveitar as duas coisas\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\’, explicou.
Emoção dos familiares
A cerimônia de inauguração da Escola Municipal de Nova Esperança Professor Arx Tourinho emocionou a família do ex-procurador. Eles estavam presentes na homenagem feita para um dos maiores nomes da advocacia do Estado e do País, falecido em 7 de janeiro de 2005, vítima de acidente automobilístico. Arx Tourinho foi procurador do Ministério Público, professor Emérito de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da UFBa, procurador regional da República e conselheiro federal da OAB.
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\’A inauguração visa homenagear o árduo defensor da luta dos direitos humanos de nosso país. O professor Arx Tourinho deixou uma grande lição de que a cultura, principalmente a jurídica, só tem significado se posta a serviço de toda a sociedade\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\’, afirmou a secretária Olívia Santana.

FONTE: SECOM