Prefeito anuncia escolas contempladas com ensino integral

05 de jan de 2013 - dev

O prefeito ACM Neto vistoriou hoje (05) as obras das duas primeiras escolas que serão contempladas com o programa municipal Aluno em Tempo Integral, conforme anunciado pelo gestor. Logo cedo, às 9h, ao lado dos secretários da Educação, João Carlos Bacelar, da Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontada, e da Ordem Pública, Rosemma Maluf, além do chefe da Ouvidoria Geral, Humberto Viana, o prefeito esteve na Escola Municipal de Pituaçu, na rua João Paulo II, com previsão de entrega no próximo dia 20. Depois, o gestor e sua equipe estiveram na Escola Municipal do Vale das Pedrinhas, na rua 21 de agosto, com previsão de entrega em meados de fevereiro.

“Estamos iniciando hoje a inspeção das obras em cinco escolas municipais que estão em fase de construção e conclusão nas obras. Desejo que todas possam estar prontas para o ano letivo de 2013. A Escola de Pituaçu, por exemplo, está num elevado padrão e vai ter todo tipo de atendimento aos estudantes, incluindo padaria, quadra de esportes, biblioteca, informática. É esse tipo de padrão que queremos para nossas escolas. Claro que sabemos que a rede física vai precisar de muito investimento e melhorias, mas é esse parâmetro que consideramos importante”, disse o prefeito.

ACM Neto afirmou que o objetivo da prefeitura é “dar todo conforto aos alunos da rede pública, com padrão de escola privada”. “Muitas vezes as pessoas tem a visão equivocada de que na rede pública não podemos ter um padrão de escola privada. Eu penso o contrário”, salientou o prefeito, que também vistoriou, neste sábado, as obras da escola Agnelo de Brito, na rua Manoel Almeida Pacheco, Boca do Rio. A prefeitura está investindo cerca de R$7,5 milhões nas três escolas, segundo a Secretaria da Educação.

Alunos vão chegar às 8h e sair às 17h

O secretário da Educação, João Carlos Bacelar, informou que, por determinação do prefeito, a outra escola que vai ser contemplada com o programa Aluno em Tempo Integral, previsto em um dos 39 decretos assinados esta semana por ACM Neto, é a Escola Municipal da Lagoa do Abaeté. “Estamos preparados para implantar o programa, no qual os alunos vão chegar às 8h e sair da escola às 17h. Vamos assegurar professores, material didático, merenda e toda infraestrutura necessário”, afirmou o secretário.

Ele lembrou que as novas escolas vão contar com equipamentos de alto padrão. A Escola Municipal de Pituaçu, que está praticamente pronta, já é motivo de orgulho para a comunidade local. Antes, existia no mesmo local uma unidade de ensino municipal com apenas cinco salas, fora das especificações técnicas do Ministério da Educação. A nova escola possui oito salas, quadra poliesportiva, sala de dança, biblioteca, laboratório de informática e padaria. A unidade de ensino vai contemplar alunos da pré-escola e ensino fundamental.

Na Escola Municipal do Vale das Pedrinhas, o prefeito cobrou celeridade nas obras e determinou ainda melhorias num campo que fica ao lado da unidade de ensino. João Carlos Bacelar afirmou que a escola vai ser entregue para o início do ano letivo. Ele afirmou ainda que outras 22 escolas, dez delas com recursos próprios, começarão a ser construídas este ano em Salvador, em vários bairros e na Ilha de Maré, onde a unidade de ensino contará até com alojamento para os professores.