Prefeito e secretário prestam homenagem a comunidade que realizou mutirão em escola

20 de nov de 2006 - dev

Prefeito presta homenagem a comunidade que realizou mutirão em escola

Representantes do bairro de Nova Sussuarana foram homenageados no dia 20/11, no gabinete do prefeito de Salvador. A cerimônia foi em reconhecimento a um mutirão que viabilizou uma série de melhorias na infra-estrutura da Escola Municipal Comunitária Santa Izabel. O prefeito João Henrique e o secretário municipal da Educação e Cultura, Ney Campello, entregaram a Medalha Amigos da Cidade a Aloísio Ferreira Dias, presidente da Associação e Creche Santa Izabel e, à gestora da instituição de ensino, Ieda Maria de Souza Vaz. Criada em 2005, a Medalha Amigos da Cidade é, de acordo com o prefeito,”Uma homenagem justa e sincera a essas pessoas que nos ajudam tanto sem pedir nada em troca. Seus gestos demonstram compromisso com o próximo e são provas concretas de que podemos fazer muito mais do que pensamos pelo bem comum”.

Em apenas cinco dias, e com o montante de R$ 6.000,00, a comunidade de Nova Sussuarana realizou uma série de obras nas escolas, pintando paredes, consertando rachaduras e realizando a troca de pisos

Segundo o prefeito João Henrique, “esta escola é um exemplo para as demais unidades escolares da rede municipal de ensino”. Aos diversos alunos da escola presentes no seu gabinete, o prefeito ofertou uma visita ao Forte São Marcelo, em cujas instalações existe um museu com diversos equipamentos que permitem aos alunos uma visita à cultura e a história da cidade do Salvador. Regularmente, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura promove a visita de alunos do sistema municipal de ensino ao Forte São Marcelo. O prefeito também destacou no seu discurso os investimentos desta gestão no sentido de viabilizar as disciplinas Inglês e Espanhol para os estudantes das escolas municipais.

Já o secretário Ney Campello enfatizou, no Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o pioneirismo de Salvador na implantação da Lei 10.639/03, que determina o ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira e Africana na escola. A diretora da Escola Municipal Comunitária Santa Izabel atestou que na sua unidade escolar são desenvolvidas diversas atividades neste sentido.

O outro homenageado com a Medalha Amigos da Cidade, Aloísio Ferreira Dias, salientou que a comunidade “restaurou uma escola que era administrada pelo governo estadual há 18 anos, encontrava-se deteriorada e agora passou pelo processo de municipalização”. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394/96) determina o processo de municipalização de todo o ensino fundamental público no país