Prefeito e subsecretário da Educação participam do I Fórum Lusófono

07 de maio de 2010 - dev

O Prefeito de Salvador, João Henrique, e o subsecretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eliezer Cruz, participaram na tarde desta sexta-feira (07), no auditório do Hotel Pestana, do I Fórum Lusófono de Empresas Prestadoras de Serviços à Municipalidade e de Turismo.

O encontro tem como objetivo promover o fortalecimento de laços culturais, diplomáticos e comerciais entre a comunidade lusófona, possibilitando a gestores públicos e representantes do setor privado a definição de parcerias para o desenvolvimento local.

O fórum está sendo realizado em paralelo à XXVII Assembléia Geral da União de Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA). Na ocasião, foram promovidas rodadas de negócios onde gestores públicos e empresários dialogaram sobre as possibilidades de parcerias público-privadas para o desenvolvimento local, com foco em cidades da comunidade lusófona.

De acordo com o subsecretário, o encontro tem muita relevância para a cidade de Salvador, pois sediando encontros como estes a capital baiana consegue obter um maior protagonismo no mundo lusófono.

“A nossa secretaria tem como objetivos principais a promoção da educação e cultura, por isso desenvolvemos projetos como o Programa Cidade Educadora, a aplicação da lei 10.639 e 11.645 e o Mapa Digital da Educação. Entendemos que o papel da língua portuguesa é fundamental para a realização da reafirmação da identidade e valores culturais dos nossos cidadãos”, disse.

O prefeito João Henrique agradeceu a presença dos conferencistas do Brasil, Portugal, Angola e Moçambique e ressaltou que o evento é de grande importância para o fortalecimento da lusofonia. “Esse fórum, além de possibilitar a troca de experiências, com certeza contribuí para o desenvolvimento sustentável de cidades e empresas. Este é o primeiro de muitos outros fóruns como este em Salvador”, finalizou.