Prefeito inaugura escola em Cajazeiras

10 de jan de 2006 - dev

Pedro Castro Filho

O prefeito João Henrique e a secretária municipal de Educação e Cultura, Olívia Santana, inauguram no dia 11, às 18h30, a Escola Municipal Manoel de Almeida Cruz, localizada na Rua E, Quadra F, s/n, em Cajazeiras XI. Desde o começo da atual gestão (janeiro de 2005), já foram inauguradas e reinauguradas 14 escolas, através de construções, reconstruções e reformas. A meta é inaugurar mais 11 unidades da rede municipal de ensino em 2006.

A Escola Municipal Manoel de Almeida Cruz conta com 1.629m2 de área construída e possui espaço para recreação; oito salas de aula e laboratório de informática. A unidade de ensino vai atender à Educação Infantil (0 a 6 anos) e Ensino Fundamental (1ª à 8ª séries), nos turnos matutino e vespertino.

A escola tem capacidade para atender 280 alunos, tendo em média 35 estudantes por sala. “É uma preocupação constante desta gestão proporcionar aos alunos e docentes da rede municipal espaços condizentes com o exercício do aprendizado”, frisou a secretária Olívia Santana.

Manoel de Almeida Cruz foi sociólogo, poeta e professor e escreveu diversos artigos sobre educação e etnia. Ele é o criador da Pedagogia Interétnica, cuja proposta é combater o racismo e o etnocentrismo, através da educação. Esta experiência foi aplicada através da Escola Criativa Olodum e Escola Municipal Alexandrina dos Santos Pita. Manoel de Almeida Cruz teve ampla participação no movimento negro na década de 70, em pleno auge da ditadura militar.