Prefeito inaugurou escola em São Cristóvão

28 de jul de 2005 - dev

O que antes era apenas um sonho de ter a escola do Parque São Cristóvão com condições dignas para educar e formar cidadãos, hoje (dia 27) tornou-se realidade para os moradores dessa localidade. O prefeito João Henrique, junto com a secretária de Educação, Olívia Santana, e o professor João Fernandes da Cunha, que foi homenageado dando seu nome à instituição, descerraram a placa de inauguração da Escola Municipal do Parque São Cristóvão Professor João Fernandes da Cunha.

A escola Parque de São Cristóvão foi totalmente construída pela Prefeitura Municipal em um terreno doado pela Expansão Urbana. A instituição oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental até a 4ª série, nos turnos matutino e vespertino. Tem capacidade para atender 850 alunos, com perspectiva de formação escolar de tempo integral. Possui dez salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, brinquedoteca, diretoria, secretaria, sala de professores, cantina, refeitório e áreas de lazer.

O prefeito foi recebido pelos estudantes da escola nesta manhã, com o cântico do hino nacional brasileiro, do hino da cidade de Salvador e do jingle da Prefeitura Municipal, “Quem ama cuida”. João Henrique mostrou-se muito satisfeito com a inauguração da escola e a recepção preparada pelas crianças. “Para nós, o investimento em educação simboliza a certeza de um futuro melhor. A Prefeitura tem um carinho especial pelas crianças, que podem esperar que muito ainda será feito em benefício delas para transformar esta cidade”, destacou.

A escola estava funcionando em um prédio com instalações inadequadas. Quando chovia, o prédio alagava e os alunos ficavam impedidos de assistir aula. Além disso, as salas não tinham capacidade de abrigar a quantidade de estudantes matriculados e o local era desprovido de espaço para lazer. A nova escola inaugurada hoje deixou os moradores entusiasmados.“Estamos extremamente agradecidos com a Prefeitura. Os meninos careciam de uma estrutura melhor para estudar”, disse a dona-de-casa Janismari Ferreira, mãe de uma estudante.
“Esta escola vem para concretizar um sonho da nossa comunidade. Há um ano eu lembro que estávamos eu e as mães dos alunos fazendo manifestação na Praça da
Piedade pedindo uma escola para nossos meninos e, hoje ganhamos este presente”, pontuou a diretora da escola, Jacilene da Silva. “Aqui tudo é muito bom, temos espaço para brincar e sala grande para estudar”, disse sorrindo o estudante da 4ª série, Miguel Souza. Para a secretária da Educação, Olívia Santana, é disso que a sociedade precisa: espaços públicos de qualidade para exercer o direito público da educação.

No fim do evento de inauguração, João Henrique pediu para que os estudantes cantassem mais uma vez o hino da cidade de Salvador, que segundo ele, demonstra a preocupação da Prefeitura de Participação Popular em despertar dentro de cada cidadão um amor e uma paixão especial pela cidade. O professor João Fernandes da Cunha, que foi homenageado dando o nome à escola, mostrou-se lisonjeado com o reconhecimento do seu trabalho em vida. Cunha foi escolhido pela Academia Baiana de Educação como o educador do ano e tem mais de 50 anos de magistério.

Dentre as inúmeras autoridades presentes ao evento, prestigiaram o ato o ex-governador Roberto Santos, o sub-secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, e os vereadores Silvoney Salles, Virgílio Pacheco e Allan Sanches.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social